Conversões da dívida entre os Yawanawá: um modelo de análise dos fundamentos culturais, sociais e políticos da troca

Autores

  • André Vereta-Nahoum Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Núcleo de Estudos em Cultural e Economia

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.119612

Palavras-chave:

Troca, Conversões da dívida, Obrigações sociais, Amazônia, Yawanawá

Resumo

Este texto procura demonstrar que a noção de conversões da dívida é útil para revelar os enredamentos do dinheiro, das mercadorias e das transações mercantis em uma teia de obrigações políticas, culturais e sociais. Para tanto, mobiliza material coletado durante trabalho de campo para analisar dois pares de conversão da dívida em que circulam bens e dinheiro entre os Yawanawá, uma população nativa do sudoeste amazônico. Nessas conversões, dívidas oriundas de relações políticas, assim como serviços relacionados com rituais e curas, geram prestações sob a forma de dinheiro, bens e serviços. Analisando as conversões da dívida entre os Yawanawá, o texto demonstra que dinheiro e bens são domesticados, colocados a serviço de obrigações políticas, culturais e sociais e não corroem princípios da sociabilidade ou da reprodução cultural, ainda que haja um constante esforço para manter a orientação dessas transações em objetivos comunitários.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Vereta-Nahoum, Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Núcleo de Estudos em Cultural e Economia

    Pesquisador de pós-doutorado no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e pesquisador associado ao Núcleo de Estudos em Cultura e Economia (Nucec-UFRJ).

Referências

Appadurai, Arjun. (1986), “Introduction: commodities and the politics of value”. In: ______ (org.). The social life of things: commodities in cultural perspective. Cambridge, Cambridge University Press, pp. 5-63.

Bohannan, Paul (1959). “The impact of money on an African subsistence economy”. Journal of Economic History, 4 (19): 491-503.

Callon, Michel. (1988), “Introduction: the embeddedness of economic markets in economics”. In: ______ (org.). The laws of the markets. Londres, Blackwell, pp. 1-57.

Carrier, James. (1995), Gifts and commodities: exchange and Western capitalism since 1700. Londres, Routledge.

Clastres, Pierre. (1974), La société contre l’État. Paris, Minuit.

Erikson, Philippe. (1993), “Une nébuleuse compacte: le macro-ensemble pano”. L’Homme, 126/128 (33): 45-58.

Ferreira, Mariana Kawall Leal. (1997), “When 1+1 ≠ 2: making mathematics in central Brazil”. American Ethnologist, 1 (24): 132-147.

Frazer, James G. (1922), “Preface”. In: Malinowski, Bronislaw. Argonauts of the Western Pacific. Londres, Routledge & Kegan Paul, pp. vii-xiv. Fundação Nacional do Índio. (2006), “Relatório de revisão de limites da terra indígena do Rio Gregório – Processo Funai n. 713/2006”. Brasília, Funai.

Gil, Laura Perez. (1999), Pelos caminhos de Yuve: conhecimento, cura e poder no xamanismo yawanawa. Florianópolis, dissertação de mestrado, Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Godelier, Maurice. (1986), Making of great men: male domination and power among the New Guinea Baruya. Cambridge, Cambridge University Press.

______. (1996), L’énigme du don. Paris, Fayard.

Gordon, Cesar. (2006), Economia selvagem: ritual e mercadoria entre os índios Xikrin-Mebêngôkre. São Paulo/ Rio de Janeiro, Editora Unesp/isa/Nuti.

Götz, Norbert. (2015), “‘Moral economy’: its conceptual history and analytical prospects”. Journal of Global Ethics, 2 (11): 147-162.

Downloads

Publicado

2017-04-15

Edição

Seção

Dossiê - Os sentidos sociais da economia

Como Citar

Vereta-Nahoum, A. (2017). Conversões da dívida entre os Yawanawá: um modelo de análise dos fundamentos culturais, sociais e políticos da troca. Tempo Social, 29(1), 45-68. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.119612