Sobre a Revista

Foco e Escopo

A REVISTA DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, disponível em versão eletrônica, ISSN 2238-6149 (continuação da versão impressa ISSN 1415-9104), é um periódico de publicação contínua da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Publica, prioritariamente, trabalhos originais e inéditos que tragam contribuições para o campo da Terapia Ocupacional e áreas afins.

Os trabalhos apresentados devem respeitar os critérios da ética em pesquisa com seres humanos sendo obrigatório que os autores explicitem, no corpo do trabalho, se houve aprovação do Comitê de Ética da instituição onde o estudo foi realizado. Quando se tratar de pesquisa financiada os autores devem indicar a instituição financiadora e se há conflito de interesse.

A publicação do trabalho implica a cessão integral dos direitos autorais à Revista de Terapia Ocupacional da USP. Não é permitida a reprodução parcial ou total de artigos e matérias publicadas, sem a prévia autorização dos editores. Todos os trabalhos submetidos à publicação deverão ser acompanhados pela declaração de transferência dos direitos autorais.

Os textos são de responsabilidade dos autores, não coincidindo, necessariamente, com o ponto de vista dos editores e do Conselho Editorial da revista. Os editores reservam-se o direito de efetuar alterações ou cortes nos trabalhos recebidos para adequá-los às normas da revista, respeitando o estilo e os conteúdos do autor.

A Revista utiliza a ferramenta iThenticate para identificação de plágio.

A Revista aceita contribuições para as seguintes seções:

1. Artigos Originais / Artigos teóricos: Destinam-se à divulgação de resultados de pesquisas inéditas de natureza empírica, experimental e/ou conceitual. Contemplam textos resultantes de pesquisas teóricas, voltadas para análises e avaliações de tendências teórico-metodológicas e conceituais da área.

2. Relatos de experiências / Estudos de caso: Referem-se a descrição e discussão de projetos, ações ou experiências clínicas desenvolvidas junto a instituições, comunidades e/ou sujeitos. Devem apresentar algum aspecto original para os campos da assistência, da reabilitação psicossocial, da promoção da saúde, da promoção social ou da intervenção sociocultural e/ou artística. Inclui a apresentação de relatos de casos, formas inovadoras de avaliação e tratamento e/ou experiências de caráter didático assistencial. 

3. Ponto de Vista / Debates: Destinam-se à divulgação de avanços em temas de interesse e a discussão e análise crítica de temas controversos de relevância prática das diversas áreas.

4. Revisão de literatura: São aceitas Revisões de tipo Sistemática, Integrativa, de Escopo, Narrativa/crítica ou outra com metodologia devidamente descrita e fundamentada, que contemplem descrição detalhada do desenho do estudo, metodologia, objetivos e questões norteadoras, matriz de síntese adequada e demais elementos necessários a um estudo de revisão. 

5. Entrevista: Inclui entrevistas, narrativas ou depoimentos de pessoas cujas realizações profissionais sejam relevantes para o campo da Terapia Ocupacional. São textos comissionados pela editoria da revista, a partir de convites específicos. Eventualmente poderá ser submetida à apreciação, porém com análise prévia do conselho editorial. 

 A Revista de Terapia Ocupacional da USP não aceita submissão de artigo fracionado em partes para publicação sequencial.

Processo de Avaliação pelos Pares

As contribuições enviadas pelos autores são submetidas à revisão por pares, de acordo com os critérios definidos pelo Conselho Editorial. As modificações sugeridas pelos relatores serão encaminhadas ao(s) autor(es). Cada artigo é submetido a 2 revisores. Em caso de divergência de pareceres, o texto será encaminhado a um terceiro revisor, para arbitragem. A decisão final sobre o mérito do trabalho é de responsabilidade dos editores.

Para orientar o trabalho dos autores divulgamos o Roteiro utilizado na Revisão: 

Conteúdo e procedimentos metodológicos

1. O trabalho contém apresentação, introdução ou justificativa que situe adequadamente o leitor em relação ao tema desenvolvido? Apresenta sua vinculação, motivação e/ou interesse acadêmico?

2. Apresenta claramente definidos a pergunta e/ou problema da investigação (e/ou relato de experiência) e seus objetivos gerais e específicos?

3. Apresenta adequadamente os procedimentos utilizados?

4. O estudo respeita as normas da ética da pesquisa com seres humanos e a resolução do CNS Nº 466, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012? Apresenta protocolo de aprovação por Comitê de Ética, se pertinente?

5. Os procedimentos para obtenção do consentimento dos sujeitos e/ou instituições envolvidas foram citados?

6. A estrutura global do trabalho e os recursos teóricos e metodológicos utilizados em sua construção são adequados? O desenho e a metodologia do estudo estão claramente descritos?

7. Classifica o tipo de pesquisa e/ou estudo?

8. Identifica a filiação institucional, o local e o período de realização da pesquisa e/ou estudo?

9. O contexto de realização do trabalho foi claramente descrito?

10. Os critérios de escolha dos sujeitos/serviços/instituições e ou documentos estudados são apresentados?

11. Os dados coletados por meio de observações, entrevistas, grupos focais, análise documental, etc, são acessíveis para consulta e foram apresentados nas referências?

12. As estratégias utilizadas para a organização e análise dos dados foram claramente definidas e descritas?

13. Apresenta com clareza as conclusões, discussões e/ou contribuições decorrentes do trabalho?

14. Os conceitos, categorias e/ou temas principais estão definidos explicitamente no interior do trabalho e sustentados pela bibliografia apresentada?

15. Os dados apresentados são adequadamente explorados?

16. Existe coerência entre os procedimentos utilizados, os dados apresentados e as conclusões do trabalho?

17. As conclusões estão fundamentadas nos dados obtidos e apresentados pelo estudo?

18. As conclusões estão relacionadas aos trabalhos anteriores na área?

19. Estão citadas as referências bibliográficas relevantes?

20. O trabalho dialoga com o campo de estudos ao qual está referido?

21. O trabalho traz contribuições originais para o campo da Terapia Ocupacional e/ou áreas afins?

22. O resumo é abrangente e descreve todos os itens do trabalho?

23. O título proposto é adequado e traduz o trabalho realizado?

Redação

A redação do autor é clara, concisa e objetiva? É compatível com um veículo de divulgação de natureza científica?

A disposição e estruturação do texto é satisfatória?

O texto apresenta articulação, coerência e consistência?

A estrutura do texto requer revisão geral?

O texto necessita de revisão gramatical?

O texto necessita de revisão nas citações?

O texto necessita revisão da bibliografia utilizada?

Periodicidade

Publicação Contínua

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Indexação (Indexações em processo de revisão)

Propriedade Intelectual

Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons o tipo atribuição BY NC-SA.

Política de ética e prevenção de plágio 

A Revista de Terapia Ocupacional da USP segue os princípios de ética contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://publicationethics.org/resources/code-conduct) quanto à duplicidade de publicação, plágio, fabricação de dados, inclusão ou remoção de autores, autoria fantasma ou presenteada, falta de declaração de conflitos de interesse, problemas éticos da pesquisa, apropriação indevida de ideias ou dados, resposta a boatos de má conduta por meio de qualquer mídia.

Os manuscritos em desacordo com estas instruções serão devolvidos aos autores para as adaptações necessárias antes da avaliação pelo Conselho Editorial.

 Para a prevenção de plágio, a Revista de Terapia Ocupacional da USP utiliza o iThenticate (https://app.ithenticate.com), um serviço fornecido pela CrossRef, para a identificação de similaridade de textos em documentos científicos já publicados. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.crossref.org/services/similarity-check.

A Revista de Terapia Ocupacional da USP tem compromisso com os princípios éticos e publicará correções, esclarecimentos e retratações quando necessário. Com relação a dúvidas éticas sobre um manuscrito ou artigo publicado, os editores tomarão as medidas necessárias para apuração de eventuais reclamações, correções ou retratação. 

 

Histórico do periódico

Criada em 1990, busca contribuir com o processo de consolidação científica da Terapia Ocupacional e promover a divulgação e atualização das tendências teóricas e práticas desse campo e o diálogo interdisciplinar e interprofissional com os campos nos quais essa disciplina mantém interfaces e conexões. Veicula as seguintes modalidades de artigos: artigo original, artigo teórico, estudo de caso, relato de experiências, ponto de vista, entrevista e artigo de revisão.

Revista é associada à ABEC - Associação Brasileira de Editores Científicos.

Apoio

  • Faculdade de Medicina da USP http://www.fm.usp.br/
  • Fundação Faculdade de Medicina
  • Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais - ABCD