A utilização de técnicas de grupo em sala de aula: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na graduação em terapia ocupacional

Autores

  • Cleber Tiago Cirineu Universidade de São Paulo
  • Regina Célia Fiorati Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Terapia Ocupacional
  • Francine Baltazar Assad Centro de Atenção Psicossocial II de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p349-354

Palavras-chave:

Terapia ocupacional/educação, Educação superior, Estágios.

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a utilização de grupos em sala de aula e suas contribuições em processo de ensino-aprendizagem na prática profissional, no curso de graduação em Terapia Ocupacional. Emerge da participação e vivência de um terapeuta ocupacional, em estágio supervisionado em docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino – PAE junto à disciplina RCG3006 ‘Dinâmica e Abordagens Grupais’. O estágio foi realizado no primeiro semestre de 2014 e teve duração de cinco meses, com carga horária total de 120 horas. Durante todo o percurso do estágio, as atividades propostas foram acordadas entre docente/discente/pós-graduando, utilizando como recursos didático-pedagógicos aulas expositivas, leituras em sala de aula, vivências grupais, dinâmicas e jogos teatrais, atividades manuais e expressivas, músicas e simulações grupais. A reflexão pretendida neste estudo permitiu considerar a importância da implementação de estratégias e recursos utilizados no ensino superior, especificamente no ensino da Terapia Ocupacional. As técnicas grupais podem facilitar o aprendizado de temáticas relacionadas às próprias práticas grupais, utilizadas em contextos de atuação do terapeuta ocupacional, e em outras disciplinas e conteúdos abordados em sala de aula, no intuito de oferecer um instrumento de ensino-aprendizagem que permita a vivência dos estudantes frente às relações e interações humanas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleber Tiago Cirineu, Universidade de São Paulo
    Terapeuta Ocupacional, Doutorando em Ciências - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Regina Célia Fiorati, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Departamento de Terapia Ocupacional
    Docente do Curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP
  • Francine Baltazar Assad, Centro de Atenção Psicossocial II de São Carlos
    Terapeuta Ocupacional. Mestre e Doutora em Ciências pela EERP-USP.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Relatos sobre projetos e experiências

Como Citar

A utilização de técnicas de grupo em sala de aula: contribuições para o processo de ensino-aprendizagem na graduação em terapia ocupacional. (2016). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(3), 349-354. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p349-354