Percepção do usuário de comunicação suplementar e alternativa e de seus interlocutores sobre o uso dos sistemas gráficos.

Autores

  • Maria Madalena Moraes Sant'Anna Faculdade Método de São Paulo (FAMESP)
  • Débora Deliberato Unesp/Marília
  • Aila Narene Dahwache Criado Rocha UNESP/Marilia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p322-328

Palavras-chave:

Educação especial, Paralisia cerebral, Pessoas com deficiência, Terapia ocupacional.

Resumo

Sistemas gráficos inseridos nos recursos de Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) são ferramentas prioritárias para ampliar as possibilidades de comunicação. Objetivo: Descrever o histórico de uso da CSA de uma usuária, identificando a sua percepção e de seus interlocutores sobre os meios de comunicação utilizados. Procedimentos Metodológicos: Estudo de caso único, realizado por meio da análise dos dados obtidos do histórico da usuária de CSA nas intervenções de terapia ocupacional; duas entrevistas com a usuária e nove entrevistas com seus interlocutores. Resultados: Foram identificadas a importância da CSA para a facilitação da comunicação da usuária; a necessidade de reorganização constante dos símbolos em função da habilidade motora da usuária, bem como a relação entre a comunicação estabelecida e a demanda de suas atividades, sugerindo que a comunicação restrita com os interlocutores relacionar-se-ia com a pouca vivência de atividades sociais. Conclusões: Necessidade de uma reorganização das pranchas, envolvendo maior conteúdo de vocabulário, tornando a comunicação mais rápida; intervenções em sua rotina a fim de ampliar suas relações com seus interlocutores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Madalena Moraes Sant'Anna, Faculdade Método de São Paulo (FAMESP)
    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação - UNESP/Marília; Coordenadora Pedagógica da Pós-Graduação Lato Sensu Terapia Ocupacional: Uma Visão Dinâmica em Neurologia, FAMESP(SP).
  • Débora Deliberato, Unesp/Marília
    Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Marília.
  • Aila Narene Dahwache Criado Rocha, UNESP/Marilia
    Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - UNESP/Marília; Professora Assistente do Curso de Terapia Ocupacional, Departamento de Fisioterapia e Terapia ocupacional da UNESP/Marília.

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Estudo de Caso

Como Citar

Percepção do usuário de comunicação suplementar e alternativa e de seus interlocutores sobre o uso dos sistemas gráficos. (2016). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(3), 322-328. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p322-328