O uso da música como recurso terapêutico em saúde mental.

Autores

  • Nayara da Silva Batista Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Mara Cristina Ribeiro Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p336-341

Palavras-chave:

Música, Saúde Mental, Serviços de Saúde Mental, Usuários de Drogas.

Resumo

A partir do acompanhamento de um grupo de música em um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas foi desenvolvido um estudo com os usuários participantes com objetivo de compreender o papel da música em suas vidas e no tratamento e, com base nos resultados, refletir sobre o uso da música como recurso terapêutico. Trata-se de investigação qualitativa de caráter analítico/descritivo. Utilizou-se de estudo bibliográfico, observação e entrevistas submetidas à análise de conteúdo. Nos resultados, dois principais temas emergiram: Os Impactos da Música e A Potencialidade Terapêutica da Música. Os impactos podem ser positivos, quando associados ao bem-estar, recordações e melhora das relações sociais, ou negativos, de acordo com as preferências musicais ou mensagens contidas que podem ser associadas à interferências no tratamento. Com relação à potencialidade terapêutica, verificou-se que a música colabora na constituição de vínculos e no desenvolvimento de mudanças pessoais e coletivas. Conclui-se que a música promove a expressão de emoções e percepção da realidade e a sua utilização no contexto terapêutico favorece o equilíbrio interno e facilita espaços de trocas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nayara da Silva Batista, Universidade de Pernambuco (UPE)

    Terapeuta Ocupacional graduada pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e Residente Multiprofissional em saúde mental pela Universidade de Pernambuco (UPE). 

  • Mara Cristina Ribeiro, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas
    Docente de Terapia Ocupacional da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagos. Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica e Doutorado em Ciências pela USP.  Áreas de interesse para avaliação: políticas e práticas em saúde mental; pesquisa, ensino e cuidado na atenção psicossocial, terapia ocupacional e reabilitação psicossocial, desinstitucionalização, interdisciplinaridade, projetos territoriais em saúde mental, centros de atenção psicossocial e constituição de redes em saúde mental.

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Relatos sobre projetos e experiências

Como Citar

O uso da música como recurso terapêutico em saúde mental. (2016). Revista De Terapia Ocupacional Da Universidade De São Paulo, 27(3), 336-341. https://doi.org/10.11606/issn.2238-6149.v27i3p336-341