Sistema de Turismo - SISTUR: Estudo do Turismo face à moderna Teoria de Sistemas

Autores

  • Mário Carlos Beni Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v1i1p15-34

Palavras-chave:

SISTUR - Sistema de turismo, turismo, teoria de sistemas, teoria, CADTUR - Cadastro de turismo (programa computacional para pesquisa da oferta e demanda por turismo).

Resumo

O tema, objeto deste trabalho, surge da necessidade de se dispor hoje, para o estudo rigoroso, metódico e científico do turismo, de um instrumento de trabalho ágil, dinâmico, abrangente, moderno, simultaneamente setorizado e globalizante. Para encontrá-lo há que se analisar e identificar os múltiplos componentes do fato e do fenômeno do turismo, em suas inter-relações de causa e efeito. Depois, definir e delimitar o campo de estudo do turismo segundo a Teoria dos Sistemas, relacionar sistemas antecedentes, interferentes e controlantes que constituem o ambiente do Sistema de Turismo -SISTUR, e conceituar, estruturar e operacionalizar as variáveis do Sistema para a construção de modelo referencial das relações entre funções e operadores do SISTUR. Os resultados da utilização do SISTUR são de aplicação e interpretação as mais ricas possíveis, já que derivam dos sub-sistemas envolvidos no contexto configurante da atividade do turismo. Permitem, ainda, interferir na gestão e controle dos agentes do turismo para reajustá-lo em decorrência de conjunturas e políticas de expansão, retração ou estagnação da atividade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mário Carlos Beni, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes
    Professor Doutor do Curso de Turismo da ECA/USP. Membro do Conselho Consultivo da OMT - Organização Mundial de Turismo. Membro do Conselho Diretor e Delegado do Brasil da AMFORT - Associação Internacional de Experts Científicos em Turismo.

Downloads

Publicado

1990-05-28

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Sistema de Turismo - SISTUR: Estudo do Turismo face à moderna Teoria de Sistemas. (1990). Revista Turismo Em Análise, 1(1), 15-34. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v1i1p15-34