A hospitalidade, o turismo e a inclusão social para cadeirantes

Autores

  • Bruna C. Mendes Universidade Anhembi Morumbi
  • Nilma Morcerf de Paula Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v19i2p329-343

Palavras-chave:

turismo, hospitalidade, inclusão social, deficiência, cadeirantes.

Resumo

A hospitalidade pode ser compreendida como um meio de criar e fortalecer relações sociais, pressupondo a inclusão do indivíduo em todos os sistemas organizados. Este estudo, de caráter qualitativo, tem por objetivo analisar, a partir do ponto de vista dos cadeirantes, o significado de hospitalidade no contexto da atividade turística. Com base no método empírico indutivo utilizou-se a técnica de entrevista em profundidade para coletar os dados junto a dez cadeirantes, selecionados de forma intencional. Os principais resultados demonstram que a dificuldade dos cadeirantes em participar do turismo refere-se à inospitalidade dos locais, referente a acessibilidade, sendo essa tanto arquitetônica quanto atitudinal.

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Biografia do Autor

  • Bruna C. Mendes, Universidade Anhembi Morumbi
    Mestre em Hospitalidade (Anhembi-Morumbi), Especialista em Gestão Mercadológica do turismo (USP), Pós-Graduada em Administração (FGV). Consultora de Turismo Adaptado e docente de cursos de Turismo e Hotelaria.
  • Nilma Morcerf de Paula, Universidade Anhembi Morumbi
    Doutora em Administração de Empresas (EAESP/FGV). Docente e pesquisadora - líder do Programa de
    Mestrado em Hospitalidade e Coordenadora do curso de Especialização Gestão em Serviços de Hospitalidade
    (Universidade Anhembi Morumbi).

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Publicado

2008-08-01

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

MENDES, Bruna C.; PAULA, Nilma Morcerf de. A hospitalidade, o turismo e a inclusão social para cadeirantes. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 19, n. 2, p. 329–343, 2008. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v19i2p329-343. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/14157.. Acesso em: 16 abr. 2024.