Uso e Influência das Mídias Sociais no Planejamento de Viagens: um estudo quantitativo

Autores

  • Sheila Cristina de Souza Universidade Federal de Minas Gerais
  • Danielle Fernandes Costa Machado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p254-270

Palavras-chave:

Mídias sociais, Planejamento de viagens, Turismo.

Resumo

A expansão da internet e a ascensão das mídias digitais transformaram a comunicação interpessoal e as relações humanas e comerciais. As mídias sociais são, hoje, ferramentas populares para comunicar, compartilhar e expressar opiniões pessoais e cada vez mais se estabelecem como alternativas aos meios tradicionais no processo de planejamento e decisão de viagens, permitindo uma atualização, quase em tempo real, das informações. O objetivo geral do estudo foi medir o uso e a influência das mídias sociais durante o processo de planejamento de viagens turísticas, bem como o nível de confiança atribuído pelos turistas a essas ferramentas on-line, comparativamente a outras fontes de informação disponíveis. A metodologia aplicada foi desenvolvida a partir da adaptação da pesquisa feita anteriormente por Fotis, Buhalis e Rossides, com análises descritivas e críticas dos resultados, e se justifica pela necessidade de ampliar a observação para outros mercados a fim de conhecer as especificidades de cada grupo. A amostragem foi não probabilística, concentrada majoritariamente em residentes da cidade de Belo Horizonte, com participação voluntária on-line. Os achados demonstraram o uso frequente das mídias sociais em todas as fases do planejamento de viagens entre os respondentes, sendo essas ferramentas consideradas as fontes de informação mais confiáveis, atrás apenas dos sites oficiais de turismo e indicações de parentes e amigos.

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Biografia do Autor

  • Sheila Cristina de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais
    Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. E-mail: xecris@gmail.com
  • Danielle Fernandes Costa Machado, Universidade Federal de Minas Gerais
    Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Graduada em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como professora assistente dos cursos de Turismo da Universidade Federal do Pampa e Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, é professora adjunta do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Turismo e marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de destinos, comportamento do consumidor, mídias sociais e inovações em produtos turísticos.

Publicado

2017-08-29

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Uso e Influência das Mídias Sociais no Planejamento de Viagens: um estudo quantitativo. (2017). Revista Turismo Em Análise, 28(2), 254-270. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p254-270