Escolhendo um Restaurante: atributos importantes e suas respectivas dimensões consideradas no processo de decisão do consumidor

Autores

  • Lorna das Graças Martins Rosa P. Pinheiro de Azevedo Centro Universitário Una
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura Professor Adjunto do Centro Universitário UNA.
  • Gustavo Quiroga Souki Centro Universitário Una

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p224-244

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Atributos do produto, Processo decisório do consumidor, Restaurante.

Resumo

A correta identificação dos atributos considerados pelos consumidores em seu processo decisório de compra é um fator de competitividade para as organizações, bem como constitui um campo de conhecimento teórico sobre produtos e serviços existentes no mercado. Este trabalho buscou identificar quais são os atributos, e suas respectivas dimensões, considerados pelos consumidores em seu processo decisório para a
escolha de restaurantes. Para tal, foram realizados dois estudos, sendo o primeiro um estudo qualitativo baseado em entrevistas com 23 consumidores de restaurantes. As contribuições dessa pesquisa foram utilizadas na elaboração do questionário usado no segundo estudo na cidade de Belo Horizonte em março de 2014. O questionário consistiu
em um levantamento com amostra de 600 consumidores em restaurantes fast food, rodízio, self service e a la carte, resultando em 438 questionários válidos que foram analisados estatisticamente, obtendo-se 12 grupos formados a partir de 46 atributos (atendimento, beleza, conforto, localização próxima, localização conveniente, possibilidade de escolha, crianças, comodidade, promoções, valor percebido, entretenimento e fila). Na avaliação da comida, foram identificados dois grupos (organoléptica e apresentação) e no caso das bebidas foi gerado somente um grupo formado por sete indicadores. Os atributos
relacionados à higiene, qualidade da comida, atendimento e preço compõem a lista dos aspectos mais importantes no processo decisório do consumidor dos restaurantes (self service, rodízio, fast food e à la carte). A identificação desses atributos revelou similaridades entre os restaurantes pesquisados, além de possibilitar a comparação dos
resultados obtidos com outras pesquisas realizadas na área.

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Biografia do Autor

  • Lorna das Graças Martins Rosa P. Pinheiro de Azevedo, Centro Universitário Una
    Mestre em Administração pelo Centro Universitário Una. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Centro Universitário Una. Bacharel em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Luiz Rodrigo Cunha Moura, Professor Adjunto do Centro Universitário UNA.

    Bacharel em Informática - Univers. Federal de Viçosa-MG. Mestre em Administração - Univers. Federal de Minas Gerais. Doutor em Administração - Univers. Federal de Minas Gerais. Professor do Mestrado em Administração do Centro Universitário UNA. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela UFMG. Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa. Especialista em Tecnologia da Informática pela Universidade Federal de Viçosa. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. E-mail: luizrcmoura@gmail.com

  • Gustavo Quiroga Souki, Centro Universitário Una
    Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). Mestre em Administração pela Ufla. Bacharel em Medicina Veterinária pela Ufla. Especialista em Informática na Agropecuária pela Ufla. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. E-mail: gustavo.souki@prof.una.br

Publicado

2017-08-23

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Escolhendo um Restaurante: atributos importantes e suas respectivas dimensões consideradas no processo de decisão do consumidor. (2017). Revista Turismo Em Análise, 28(2), 224-244. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p224-244