Imagem Cognitiva e Imagem Afetiva: um estudo do destino Blumenau, SC, Brasil

Autores

  • Jessica Vieira de Souza Meira Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)
  • Fabrícia Durieux Zucco Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Blumenau
  • Thiago dos Santos Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p134-148

Palavras-chave:

Imagem cognitiva, Imagem afetiva, Destino turístico, Blumenau (SC, Brasil)

Resumo

Nos últimos anos, observou-se um aumento considerável de destinos que almejam desenvolver a atividade turística com o objetivo de alavancar a economia local. Concomitante a esta situação, surgiram estudos voltados à competitividade de destinos, englobando as mais diversas temáticas, voltadas principalmente ao marketing e à gestão. A imagem de destinos é abordada com bastante frequência nesses estudos, uma vez que, por meio dela, um destino pode diferenciar-se de seus concorrentes. Em virtude desse cenário, este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre a imagem cognitiva e a imagem afetiva do destino Blumenau (SC, Brasil). A pesquisa caracteriza-se por ser exploratória, descritiva e comparativa, com abordagem qualiquantitativa. Para descrever a imagem cognitiva, realizou-se uma análise morfológica e de conteúdo das 579 palavras e 117 imagens encontradas nos folders e no site promocional da cidade. Posteriormente, aplicou-se aos dados a Modelagem de Equação Estrutural (MEE) e testes de correlação (Coeficiente de Spearman). Para descrever a imagem afetiva, utilizou-se o estudo realizado por Reis et al., que analisa a marca Blumenau a partir da perspectiva dos seus residentes. Os resultados demonstram que a imagem cognitiva corresponde à afetiva, uma vez que a comunicação publicitária de Blumenau promove a cultura germânica, elemento fundamental da autoimagem dos residentes do município.

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Biografia do Autor

  • Jessica Vieira de Souza Meira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

    Mestre em Turismo e Hotelaria. Doutoranda em Turismo e Hotelaria.

    Universidade do Vale do Itajaí

    Balneário Camboriú

  • Fabrícia Durieux Zucco, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) Blumenau
    Doutora em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE.
    Professora Titular da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI e da Universidade Regional de Blumenau - FURB.
  • Thiago dos Santos, Universidade Regional de Blumenau - FURB
    Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.
    Professor da Universidade Regional de Blumenau - FURB e Coordenador do Centro Técnico de Blumenau - CEDUPHH, em Marketing, Pesquisa de Mercado, Administração de Serviços, Comportamento do Consumidor e Publicidade e Propaganda.

Publicado

2017-05-11

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Imagem Cognitiva e Imagem Afetiva: um estudo do destino Blumenau, SC, Brasil. (2017). Revista Turismo Em Análise, 28(1), 134-148. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i1p134-148