Tomei Caldo de Mocotó aí oh Fiquei Forte! Processo de desenvolvimento de recursos estratégicos em restaurante gastronômico

Autores

  • Viviane Santos Salazar Universidade Federal de Pernambuco
  • Walter Fernando Araújo de Moraes Universidade Federal de Pernambuco
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Universidade Federal Rural do Semi-Árido

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p668-695

Palavras-chave:

Recursos Estratégicos, Visão Baseada em Recursos, Restaurante

Resumo

Entender as origens da vantagem competitiva das empresas torna-se fundamental para sua sobrevivência no mercado. Uma das mais importantes teorias para explicar a vantagem competitiva das empresas é Resource-Based View (RBV), na qual os recursos estratégicos são a principal explicação para o desempenho superior das empresas. O objetivo do trabalho é analisar o processo de desenvolvimento e/ou aquisição desses recursos de um restaurante gastronômico brasileiro. A metodologia adotada foi um estudo de caso do Restaurante Mocotó e os dados coletados foram entrevistas, análise de documentos, vídeos e fotos. A metodologia de análise foi a análise de conteúdo com o auxílio do Atlas.ti. Os resultados apontam que os principais recursos estratégicos são cultura organizacional, rede de relacionamento e a capacidade de inovar e criar do chef de cozinha, que foram desenvolvidos internamente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Viviane Santos Salazar, Universidade Federal de Pernambuco
    Professora Adjunto I do Departamento de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco. É bacharel em Hotelaria pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), e em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (2003). Mestre e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem como áreas de interesse de pesquisa Estratégia Empresarial, Marketing de Serviços e Comportamento do Consumidor com foco em empresas de hospitalidade.
  • Walter Fernando Araújo de Moraes, Universidade Federal de Pernambuco
    Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco (1972); Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1975); Doutorado em Management Sciences - University of Manchester Institute of Science and Techonology (1988); Pós-Doutorado - University of Texas at Austin (1998). Diretor Científico, eleito, da ANPAD - Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (janeiro, 2005 -dezembro, 2006) e (janeiro, 2007 - dezembro, 2008). Diretor Acadêmico da Faculdade Boa Viagem (outubro, 1999 - setembro, 2001) e (abril, 2006 - março, 2009). Coordenador do Curso de Mestrado em Administração (1995 - 1997) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração, Cursos de Mestrado e Doutorado (2001-2002) e (2010-2014). Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Estratégica, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia empresarial, estratégia de internacionalização, competição, recursos competitivos e desempenho empresarial. Consultor na área de Estratégia Empresarial. Membro da Strategic Mnagement Society e da Academy of International Business.
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
    Atualmente é Professora Adjunta do curso de Administração e vice-coordena do Programa de Pós-graduação em Cognição, Tecnologias e Instituições (PPGCTI) - mestrado acadêmico interdisciplinar da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Doutorado (2012- bolsista CAPES), mestrado (2006- bolsista) e graduação (2002) em Administração (UFPE). É professora do mestrado acadêmico em Cognição, Tecnologia e Instituições da UFERSA. Esteve na coordenação da especialização em Gestão Estratégica de Serviços (2015-2016) e na graduação em Administração (UFERSA) entre 2012 e 2014. Obteve experiência profissional ao trabalhar numa multinacional francesa e em diferentes instituições de ensino (UFPB, UERN, Faculdade Mater Christi, FBV, UFPE, ESUDA, FUNESA e Senac-Recife). Membro do Grupo de Pesquisa da UFPE: Câmara de Estudos em Estratégias das Organizações, Grupo de Pesquisa da UFERSA: Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAR) e do Grupo de Pesquisa da UERN: Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar. Pesquisa principalmente os seguintes temas: empreendedorismo internacional, competição, processo de formação das estratégias, liderança, mudança estratégica, marketing, turismo e hotelaria. Possui trabalhos acadêmicos publicados em eventos e periódicos científicos. É avaliadora de livro (EdUFMT), artigos do ENANPAD, 3E´S, AIB (Academy of International business), GESPET, Strategic Management Society, SEMEAD e das revistas Alcance, RAUNP, Estudios y Perspectivas en Turismo, Revista de Administração de Empresas (RAE), Gestão & Regionalidade, Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT, Gestão & Planejamento, Revista Organizações Rurais & Agroindustriais, Revista de Administração Contemporânea (RAC), Revista FAROL e AFRICAN JOURNAL OF BUSINESS MANAGEMENT. Consultora na área de Estratégia Empresarial e Marketing. 

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

Tomei Caldo de Mocotó aí oh Fiquei Forte! Processo de desenvolvimento de recursos estratégicos em restaurante gastronômico. (2016). Revista Turismo Em Análise, 27(3), 668-695. https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p668-695