Enoturistas no Chile: segmentação e comportamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p474-499

Palavras-chave:

Enoturismo, Enoturista, Segmentação, Chile

Resumo

O objetivo deste trabalho é contribuir para a análise do perfil do enoturista, segmentando-o conforme seu grau de envolvimento com o vinho e descobrindo como cada grupo planeja sua viagem e se comporta durante as visitas às vinícolas, sugerindo aos órgãos ligados ao turismo e às vinícolas, respectivamente, medidas para potencializar o enoturismo. Vinte e três vinícolas representativas das principais regiões vitivinícolas chilenas participaram do estudo que contou com a opinião de 362 visitantes. Os resultados confirmam que os grupos de menor envolvimento com o vinho são mais suscetíveis aos aspectos físicos e ao entretenimento, enquanto os mais envolvidos valorizam o vinho, sua degustação, variedade e compra. A principal fonte de informação para quem planeja uma viagem enoturística é a indicação de parentes e amigos, enquanto as principais motivações são provar vinhos e expandir os conhecimentos sobre a bebida. De forma unânime, todos os quatro grupos de turistas consideram o serviço prestado como muito importante.

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Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SILVA, Flávio Faria de Abreu. Enoturistas no Chile: segmentação e comportamento. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 3, p. 474–499, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i3p474-499. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/114410.. Acesso em: 16 abr. 2024.