Turismo e Campesinato na Cidade de Colombo, PR, Brasil: (co)existência marcada por tempos diferenciados

Autores

  • Maria Jaqueline Elicher Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Telma Bittencourt Bassetti Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p596-623

Palavras-chave:

Turismo, Campesinato, Capitalismo, Resistência, Cultura

Resumo

Neste trabalho consideramos, de um lado, o turismo enquanto atividade econômica assentado em um sistema de mercado capitalista cujo movimento é assinalado pelo tempo rápido que define as características do consumo do e no espaço. De outro lado, definimos o campesinato brasileiro a partir da unidade produtiva, a terra; mas também a partir de sua cultura e modo de vida, marcados por um tempo lento, em oposição a regras que marcam a sociedade de consumo de maneira geral. Assim, o objetivo principal foi discutir a participação camponesa no desenvolvimento do turismo que se realiza no campo, especificamente no chamado Circuito Italiano de Turismo Rural do município Colombo, no Paraná. Para responder a essa questão seguimos as orientações do método histórico dialético, a partir da perspectiva da análise do discurso presente em entrevistas realizadas com os camponeses. Dentre os resultados alcançados podemos auferir que há resistência desses camponeses em inserirem-se no Circuito, principalmente perante a perda de autonomia de seu modo de vida ocasionada por sua inserção mais profunda na lógica do empresariamento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Jaqueline Elicher, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Professora adjunta do Departamento de Turismo e Patrimonio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em Geografia.
  • Telma Bittencourt Bassetti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
    Professora Adjunta do Departamento de Turismo e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutorado em Geografia.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

ELICHER, Maria Jaqueline; BASSETTI, Telma Bittencourt. Turismo e Campesinato na Cidade de Colombo, PR, Brasil: (co)existência marcada por tempos diferenciados. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 3, p. 596–623, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i3p596-623. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/112424.. Acesso em: 20 abr. 2024.