Hospitalidade e Lazer para Pacientes-viajantes e seus Acompanhantes na Região do Hospital de Câncer de Barretos, SP, Brasil

Autores

  • Aliane Sousa Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Grupo de Pesquisa CNPq: Sociedade, Cultura e Turismo (SoCulTur)
  • Ricardo Lanzarini Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p543-567

Palavras-chave:

Turismo, Lazer, Hospitalidade, Paciente, Hospital de Câncer de Barretos

Resumo

Esta pesquisa abordou as relações humanas e bem-estar de pacientes-viajantes que realizam tratamento oncológico no Hospital de Câncer de Barretos, SP, Brasil – bem como de seus acompanhantes –, com o objetivo de identificar as práticas de lazer disponíveis e/ou realizadas no entorno do hospital, local onde se concentra a maioria dos meios de hospedagem utilizados por pacientes provenientes de outras regiões do Brasil e do exterior. Mais além, procurou-se conhecer o atendimento hoteleiro a fim de identificar a percepção desse público frente a hospitalidade local. O trabalho foi realizado de maio a novembro de 2015, por meio do método fenomenológico de caráter descritivo, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas com pacientes-viajantes em tratamento no Hospital de Câncer, seus acompanhantes e empresários do setor hoteleiro. Dentre os resultados, constatou-se que essas pessoas sentem-se bem acolhidas em Barretos e, apesar do contexto da doença e de suas condições físicas e/ou emocionais, elas atestaram a necessidade de mais espaços de lazer na cidade, como praças e telões de cinema, bem como algumas atividades que lhes permitissem o recreio, de modo a tornar mais agradável o tempo livre durante o tratamento oncológico, além de possibilitar a dinamização da economia do turismo local.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aliane Sousa Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Grupo de Pesquisa CNPq: Sociedade, Cultura e Turismo (SoCulTur)
    Tecnóloga em Gestão de Turismo (IFSP).
  • Ricardo Lanzarini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
    Bacharel em Turismo (UFMS), Doutor em Ciências Humanas (UFSC) e Pós-doutor em Lazer e Turismo (USP).

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

SILVA, Aliane Sousa; LANZARINI, Ricardo. Hospitalidade e Lazer para Pacientes-viajantes e seus Acompanhantes na Região do Hospital de Câncer de Barretos, SP, Brasil. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 3, p. 543–567, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i3p543-567. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/112381.. Acesso em: 25 abr. 2024.