Os Produtos Turísticos de Curitiba, PR, Brasil na Perspectiva de Gestores de Agências de Turismo Receptivo

Autores

  • Raquel Pazini Centro Universitário Internacional UNINTER
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v27i3p568-595

Palavras-chave:

Agências de turismo receptivo, Produto turístico, Criatividade e inovação, Experiência e emoção, Curitiba, PR, Brasil

Resumo

As agências de turismo são responsáveis pela comercialização de produtos e serviços turísticos. No mercado receptivo, as agências são especializadas em oferecer serviços e produtos para o turista conhecer o destino, com diversas opções de roteiros para atrativos locais e regionais. O apoio e a assistência do guia de turismo durante os passeios são aspectos fundamentais para atender às motivações dos turistas. A inovação e a criatividade, bem como a experiência e a perspectiva emocional, são elementos essenciais na conformação de produtos turísticos que busquem a satisfação do cliente e a competitividade no mercado. O objetivo deste estudo foi analisar os produtos comercializados pelas agências de turismo receptivo localizadas em Curitiba, PR, Brasil, a partir de dados relacionados a criatividade, inovação, experiência e emoção, na percepção dos gestores das agências. Foram empregadas metodologia qualitativa, com revisão bibliográfica e documental relacionada à temática proposta, e uso de conceitos teóricos para definição dos indicadores utilizados nas entrevistas semiestruturadas, realizadas em profundidade com os gestores das principais agências de turismo receptivo atuantes na cidade. Os resultados demonstraram que os passeios mais vendidos não são os mais criativos e inovadores, e também não permitem vivenciar as diferentes dimensões das experiências e emoções. No entanto, a maioria das agências relaciona o produto mais comercializado com uma experiência de qualidade, buscando a satisfação do turista e a qualidade da visitação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Pazini, Centro Universitário Internacional UNINTER

    Bacharel em Turismo pela Universidade Positivo (2003), Especialista em Gestão Estratégica de Empresas Turísticas e Gestão da Aprendizagem pela mesma instituição, Mestre em Turismo pela UFPR - Universidade Federal do Paraná. Instrutora certificada do Sabre, no Curso de Turismo do Centro Europeu e Professora do curso Gestão de Turismo EAD da Uninter.

  • José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná

    Bacharel em Turismo pela UFPR, Especialista em Economia do Turismo pela Universidade Bocconi (Italia), Mestre em Gestão do Turismo pelo ISCTS (Italia), Doutor em Turismo e Desenvolvimento Sustentavel pela ULPGC (Espanha), Professor e Pesquisador do Departamento de Turismo, do Mestrado em Turismo e do Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal do Paraná. E.mail: jmggandara@yahoo.com.br  

Downloads

Publicado

2016-12-30

Edição

Seção

Artigos e Ensaios

Como Citar

PAZINI, Raquel; GÂNDARA, José Manoel Gonçalves. Os Produtos Turísticos de Curitiba, PR, Brasil na Perspectiva de Gestores de Agências de Turismo Receptivo. Revista Turismo em Análise, São Paulo, Brasil, v. 27, n. 3, p. 568–595, 2016. DOI: 10.11606/issn.1984-4867.v27i3p568-595. Disponível em: https://revistas.usp.br/rta/article/view/105742.. Acesso em: 19 abr. 2024.