Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Valores e Princípios da Educação para a Sustentabilidade: programa de formação científico-tecnológica da Universidade Estadual do Amazonas

Guilherme Barbosa Checco, Fabiana Cunha

Resumo


A sustentabilidade ainda enfrenta alguns desafios na sociedade do século XXI: há pouca clareza a respeito de seu significado, consequentemente a sustentabilidade encontra pouco espaço na educação e formação dos indivíduos e pouca aplicação nas ações empíricas.

Dessa maneira, na primeira seção deste artigo é apresentada uma reflexão e posicionamento dos autores acerca do significado de sustentabilidade, seus princípios e valores. A maneira como se interpreta o valor da sustentabilidade impacta diretamente na visão a respeito da função que a educação desenvolve na sociedade.

Na seção seguinte é analisada a experiência do “Programa de formação científico-tecnológica das populações dos municípios em áreas protegidas do Estado do Amazonas”, da Universidade Estadual do Amazonas. Essa iniciativa traz consigo aprendizagens importantes para análise e aplicação do conceito de educação para a sustentabilidade.

Após o detalhamento da experiência da UEA, é elencado um conjunto de propostas, elaboradas pelos autores deste artigo, as quais pretendem contribuir para o aprimoramento deste programa de formação.

O fechamento resgata o conceito de sustentabilidade e sua relação com processos educacionais, especificamente com o programa da UEA apresentado neste artigo. A qualidade desta iniciativa é reconhecida, ao mesmo tempo em que são registradas possibilidades de melhoria e de compartir as aprendizagens dessa experiência. 


Palavras-chave


políticas públicas; Amazônia; educação para a sustentabilidade

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.