VELHICES SUSTENTÁVEIS

Autores

  • Ana Cristina Satiro de Souza Monteclaro Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i8p109-139

Palavras-chave:

Gerontologia ambietal, Sustentabilidade, Arquitetura, Envelhecimento e programa habitacional

Resumo

Dentro da complexidade do pensamento de Morin (2011), ao afirmar que devemos “respeitar no outro, ao mesmo tempo, a diferença e a identidade quanto a si mesmo” traçaremos um paralelo quanto à complexidade de envelhecer, visto a heterogeneidade desse segmento populacional e as especificidades que demandam para o ambiente construído.

Ao longo deste artigo, trataremos de posicionar o leitor quanto ao tsunami de cabelos brancos que tranfoma o panorama demográfico mundial e nos impõe focar atenção nas bases legais e políticas públicas construídas em referências históricas e conceitos sociais do envelhecimento que, muitas vezes, reforçam fragilidades e deficiências, quando o correto seria levantar a bandeira pela vida até quando cada um conseguir aguentar.

Uma das tarefas é reconhecer a dimensão humana na diversidade como ponto de partida universal para a inclusão social. E encontramos algumas ferramentas, um conjunto de conhecimentos, acerca do que é envelhecer, como a Gerontologia Ambiental e projetos habitacionais para idosos do Estado de São Paulo que nos fazem compreender novas possibilidades projetuais que colaboram para a qualidade de vida e a sustentabilidade das nossas construções, a partir da definição concreta de conceitos como acessível, adaptado e adaptável.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Cristina Satiro de Souza Monteclaro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Arquiteta graduada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
    Professora do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da FMU e professora convidada no Curso de Pós-Graduação Lato-senso em Sustentabilidade do Edifício na Universidade Presbiteriana.

Downloads

Publicado

2014-08-08