DO ABANDONO A UM NOVO VALOR NO PROJETO E NA APROPRIAÇÃO DA PAISAGEM

Autores

  • Ramón Stock Bonzi Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i7p193-217

Palavras-chave:

Brownfield, Área degradada, Paisagem pós-industrial, Landscape Urbanism, Terceira Paisagem, Requalificação urbana

Resumo

Apesar de todos os problemas que as áreas abandonadas acarretam para o meio ambiente urbano, alguns dos projetos paisagísticos mais notáveis das últimas décadas floresceram justamente nesses locais. O presente artigo defende a idéia de que as estruturas abandonadas pelo homem podem constituir-se em importante dimensão do projeto de paisagem. São apresentados recentes esforços teóricos que tratam da interface entre paisagem e áreas abandonadas para, logo em seguida, procederem-se estudos de caso. A requalificação de áreas abandonadas pode resultar em benefícios sociais, econômicos e ambientais, mas para isso é necessário enfrentar questões teóricas e práticas recém-formuladas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ramón Stock Bonzi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Professor de jardinagem, especialista em meio ambiente e sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, aluno do curso de pós-graduação Arquitetura da Paisagem (Senac) e mestrando na FAUUSP na área de concentração Paisagem e Ambiente.

Downloads

Publicado

2013-12-02

Como Citar

DO ABANDONO A UM NOVO VALOR NO PROJETO E NA APROPRIAÇÃO DA PAISAGEM. (2013). Revista LABVERDE, 7, 193-217. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i7p193-217