Reflexão sobre a natureza do projeto

Autores

  • Patrícia Helen Lima

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i6p107-122

Palavras-chave:

Paisagem, Forma urbana, Infraestrutura verde, Ilhas de calor, Resiliência às mudanças climáticas

Resumo

Conhecer, Compreender e Proteger a natureza que nos dá a vida, entendendo seus limites e inter-relacionamentos e admitir que projetos manifestam a intenção humana e interferem na natureza modificando o ambiente é o primeiro passo para pensar na construção de projetos com responsabilidades acima da visão pontual de uma ação e possibilitará trazer em si identidade com o local, partilhando as qualidades e a condição da natureza influenciando na forma urbana e dando-lhe melhores condições estéticas, funcionais e de qualidade ambiental.
Diante da complexidade das relações homem-natureza, propomos a leitura da paisagem, definindo diferentes tipos de Unidades de Paisagem em função das relações estabelecidas nas formas do uso do solo que definem o espaço e a partir do inventário do território propor uma infraestrutura verde que oriente o desenvolvimento e a proteção da natureza. O uso do solo vem diminuindo áreas verdes protetoras e aumentando áreas impermeáveis e asfaltadas, elevando a temperatura e acarretando o processo de ilhas de calor.
As infraestruturas devem funcionar sem causar danos e em comunhão com a natureza para garantir a qualidade da vida. Temos o desafio de enfrentar transformações pela resiliência às mudanças climáticas induzidas pelo uso do solo e demonstrar como a arquitetura desempenha papel de liderança para lidar com grandes questões ambientais e de sobrevivência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Helen Lima

    Arquiteta Urbanista, Mestre em Projeto Sustentável pela FAUUSP, Doutoranda em Arquitetura e Cidade pela FAUUSP, Coordenadora da Seção de Informação da Qualidade Ambiental da PMSBC.

Downloads

Publicado

2013-06-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar