A viola em construção: a ação da tradição e da contemporaneidade sobre a viola de dez cordas no século XXI

Autores

  • Renato Teixeira Almeida Universidade Federal de Minas Gerais
  • Flavio Barbeitas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120515

Palavras-chave:

viola caipira, tradição, contemporaneidade, viola de dez cordas

Resumo

O objetivo desta comunicação é tentar compreender quais os elementos que, atualmente, se fazem presentes e atuantes para a construção da viola caipira, ou viola de dez cordas. Para tal procurou-se entender o processo de formação da tradição caipira do instrumento e como essa tradição se apresenta frente à ação dos movimentos contemporâneos e suas miscigenações, nos dias de hoje. Baseado na dissertação de mestrado defendida em 2013 pelo autor, na qual foram feitas uma avaliação histórica da viola, bem como entrevistas com nomes importantes, além da aplicação de questionário avaliativo com violeiros e amantes da viola pode-se sugerir que estas duas forças não são excludentes, mas antes se combinam para a construção da viola de dez cordas do século XXI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato Teixeira Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais
    Renato Teixeira Almeida, mestre em música pela Escola de Música da UFMG, Doutor em Ciências Biológicas pelo ICB-UFMG. Tem seu interesse direcionado especialmente para os estudos a viola de dez cordas, conhecida como viola caipira, seja no seu contexto histórico, relacionado à construção e formação da cultura caipira, seja nas suas atuais relações com o mundo contemporâneo. Atua como professor de viola desde 2002 e foi, durante seu mestrado, responsável pela disciplina optativa "viola de dez cordas" na graduação da Escola de Música da UFMG.
  • Flavio Barbeitas, Universidade Federal de Minas Gerais

    Flavio Barbeitas é violonista, natural do Rio de Janeiro, Flavio Barbeitas é Bacharel e Mestre em Música pela UFRJ, Doutor em Estudos Literários pela UFMG/ Universidade de Bologna (Itália) e Pós-doutor em Musicologia pela Universidade Nova de Lisboa. Desde 1996, atua como professor de violão e de disciplinas musicológicas na Escola de Música da UFMG nos níveis de graduação e pós-graduação. Paralelamente às atividades didáticas e artísticas, tem especial interesse teórico pela relação da música com a literatura/linguagem e com a cultura brasileira de um modo geral. Na UFMG, lidera o Núcleo de Estudos em Música Brasileira (NeMuB) e participa dos grupos de pesquisa Resgate da canção brasileira, dedicado ao gênero “canção de câmara”, e Intermídia, ao lado de professores e artistas ligados às áreas de Literatura e Artes Cênicas.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Comunicação

Como Citar

A viola em construção: a ação da tradição e da contemporaneidade sobre a viola de dez cordas no século XXI. (2016). Revista Da Tulha, 2(2), 63-76. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120515