O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA POTENCIALIZAR A INOVAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TRADICIONAL

Authors

  • Ricardo Augusto Bonotto Barboza Centro Universitário de Araraquara (Uniara)
  • Sergio Azevedo Fonseca Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • Geralda Cristina de Freitas Ramalheiro Universidade Federal de São Carlos (UFSC)

Keywords:

Políticas públicas, Incubadoras de empresas, Notas técnicas, Redes de inovação, Pequenas empresas não tecnológicas.

Abstract

A necessidade de as organizac¸ões investirem em inovac¸ões sempre foi fator preponderante para a competitividade empresarial. A partir do século XXI essa necessidade ganha uma importância ainda maior com a grande disseminac¸ão de inovac¸ões, que torna a concorrência ainda mais acirrada e encurta o ciclo de vida dos produtos. Percebe-se, contudo, que as empresas que operam em setores mais tradicionais da economia apresentam maiores barreiras para gerar ou adotar inovac¸ões, barreiras essas que aumentam quando se trata do universo das micro e pequenas empresas (MPEs) tradicionais, o que potencializa a necessidade de políticas e intervenc¸ões públicas passíveis de contribuir para a minimizac¸ão desses constrangimentos. A pesquisa tratada neste artigo analisou, por meio de estudos de caso, dois programas de apoio à inovac¸ão: de um lado, as incubadoras de empresas, com foco particular na Incubadora de Empresas de Araraquara (SP); de outro lado, o Servic¸o Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), com foco no Servic¸o Integrado de Respostas Técnicas (SIRT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Araraquara). Este estudo teve como objetivo principal relatar as virtudes, as limitac¸ões e as dificuldades de operacionalizac¸ão desses dois instrumentos de políticas públicas como potenciais ou efetivos indutores de inovac¸ões em micro e pequenas empresas (MPEs) de base tradicional. Para tanto foi verificada a periodicidade com que as MPEs assistidas por ambos os instrumentos inovaram, foram analisados os tipos, as fontes e os mecanismos usados para a promoc¸ão das inovac¸ões. A estratégia metodológica usada compreendeu uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, delineada como estudo de casos simples, com dados coletados por meio de entrevistas e observac¸ão participante. Apurou-se que as micro e pequenas empresas de base tradicional, mesmo aquelas que participam de programas e políticas públicas, apresentam muitas dificuldades para operacionalizar inovac¸ões. Notou-se também que a junc¸ão dos dois instrumentos potencializou as atividades inovativas

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Published

2017-04-25

Issue

Section

Outras Áreas

How to Cite

O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA POTENCIALIZAR A INOVAÇÃO EM PEQUENAS EMPRESAS DE BASE TRADICIONAL. (2017). REGE Revista De Gestão, 24(1), 58-71. https://revistas.usp.br/rege/article/view/131532