AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS STAKEHOLDERS NA PROATIVIDADE AMBIENTAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Mônica Cavalcanti Sá Abreu Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia , Administração. Atuária, Contabilidade.
  • Francisco Cesar Castro Faculdade Metropolitana de Fortaleza (FAMETRO).
  • José Carlos Lazaro Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração., Atuária, Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v7i17.56693

Palavras-chave:

environmental management, environmental pressure, environmental proactivity, strategy, stakeholders, sustainability.

Resumo

O artigo analisa a influência dos stakeholders na proatividade ambiental de empresas brasileiras. A pesquisa foi realizada com 112 empresas brasileiras com o objetivo de testar a hipótese de que a pressão por parte dos stakeholders influencia positivamente as atividades de gestão ambiental das empresas brasileiras. A análise fatorial agrupou os stakeholders nas categorias “mercado” e “não mercado”. Os primeiros participam diretamente da cadeia de suprimento e incluem fornecedores, clientes e concorrentes internacionais e domésticos, empregados, subcontratados e sindicatos. Os stakeholders “não mercado”, por sua vez, não participam diretamente da cadeia de suprimentos e são caracterizados pelos acionistas, governo, mídia e ONGs. Os resultados dos modelos econométricos demonstraram que os stakeholders possuem um efeito significativo e positivo sobre as ações de proatividade ambiental, envolvendo práticas de planejamento, operações e comunicação. Essa pressão é mais efetiva quando proveniente de partes interessadas com influência indireta nas organizações, os denominados stakeholders “não mercado”, demonstrando que as ideias e práticas de sustentabilidade estão cada vez mais presentes nas agendas dos atores sociais, que começam a reconhecer suas interconexões e seu poder de influenciar as empresas na adoção de práticas ambientais proativas.

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Publicado

2013-07-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS STAKEHOLDERS NA PROATIVIDADE AMBIENTAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS. (2013). Revista De Contabilidade E Organizações, 7(17), 20-32. https://doi.org/10.11606/rco.v7i17.56693