Tomada de decisão financeira sob condições de incerteza: estudo com alunos de graduação de contabilidade e administração de empresas

Autores

  • Jislene Trindade Medeiros Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Alexandro Barbosa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José Dionisio Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Hedson da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v11i30.121748

Palavras-chave:

Efeito Incerteza. Tomada de Decisão. Finanças Comportamentais. Ensino em Contabilidade

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar a presença do efeito incerteza nas decisões financeiras tomadas por alunos dos cursos de ciências contábeis e administração, analisando a influência do gênero no nível de aversão à incerteza. Foi aplicado questionário com base no estudo de Gneezy, List e Wu (2006) para 115 alunos dos cursos de contabilidade e administração de empresas em uma universidade pública do Nordeste do país. As evidências indicam a presença do efeito incerteza no comportamento da decisão dos estudantes da amostra. Contudo, não foram encontradas evidências de que o gênero exerce influência significativa no nível de aversão à incerteza. O estudo aponta que podem haver outros efeitos em geral não tratados nos testes que envolvem estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jislene Trindade Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
    Mestra em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UFRN. Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI/RN (2016). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2014). Atualmente é Professora Substituta do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
  • Alexandro Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutor em Contabilidade e Finanças pela Universidad de Zaragoza (2011), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade de Brasília (2003) e graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Contabilidade e finanças, com ênfase em Controladoria, finanças e auditoria, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade regulatória, contabilidade e finanças de empresas reguladas, contabilidade de custos, análise de dados e perícia contábil.
  • José Dionisio Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980), Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professor-Visitante da Universidade de Brasília, Secretário-Chefe da Controladoria Geral do Município do Natal.
  • Francisco Hedson da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2006). Atualmente é Chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças da Superintendência Regional do DNIT no RN. Tem experiência na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Investimentos Financeiros e Finanças Públicas.

Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Medeiros, J. T., Barbosa, A., Silva, J. D. G. da, & Costa, F. H. da. (2017). Tomada de decisão financeira sob condições de incerteza: estudo com alunos de graduação de contabilidade e administração de empresas. Revista De Contabilidade E Organizações, 11(30), 36-45. https://doi.org/10.11606/rco.v11i30.121748