Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica

Autores

  • Ivam Ricardo Peleias Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Glauco Peres da Silva Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
  • João Bosco Segreti Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado
  • Amanda Russo Chirotto Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1519-70772007000300003

Palavras-chave:

Ensino da Contabilidade, Evolução Histórica, Ensino Comercial, Ensino Técnico e Profissionalizante, História da Contabilidade

Resumo

A pesquisa histórica permite identificar, resgatar e analisar marcos relevantes da evolução da sociedade, no mundo e no Brasil. Um marco importante é o impacto das ocorrências econômicas, políticas e sociais no ensino, pois tais mudanças demandam profissionais mais bem preparados. Em função do exposto, este trabalho apresenta o resultado de pesquisa realizada nas áreas de Contabilidade e Economia, sobre a evolução do ensino de Contabilidade no Brasil, e o impacto que alguns eventos econômicos, políticos e sociais tiveram nessa evolução. A pesquisa é histórica, documental, bibliográfica e descritiva. Foi analisada a legislação nacional sobre o ensino comercial e contábil promulgada no Brasil, do século XIX até os dias atuais. Foram identificadas ocorrências relevantes no cenário nacional, a partir da chegada da Família Real, em 1808, e os efeitos que esse fato e outros que se sucederam tiveram sobre a regulamentação do ensino da Contabilidade no Brasil. Os resultados obtidos permitiram identificar como algumas ocorrências econômicas, políticas e sociais afetaram o ensino contábil e a forma como a legislação analisada evoluiu até os dias atuais.

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Publicado

2007-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Peleias, I. R., Silva, G. P. da, Segreti, J. B., & Chirotto, A. R. (2007). Evolução do ensino da contabilidade no Brasil: uma análise histórica . Revista Contabilidade & Finanças, 18(spe), 19-32. https://doi.org/10.1590/S1519-70772007000300003