Motivos de abandono na prática de ginástica artística no contexto extracurricular

Autores

  • Priscila LOPES Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; Faculdade de Ciências Biológicas da Saúde
  • Maurício Santos OLIVEIRA Universidade Federal do Espírito Santo; Centro de Educação Física e Desportos
  • Cíntia Regina de FÁTIMA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Myrian NUNOMURA Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401043

Resumo

O Esporte consiste na principal opção para a prática de atividades físicas entre as crianças e os jovens. Apesar do grande interesse desse público às práticas esportivas, a literatura aponta alto índice de abandono. Motivados por essa conjuntura, o objetivo desse estudo foi verificar o motivo de abandono, mais especificamente, na prática de Ginástica Artística (GA) no contexto das atividades extracurriculares. Entrevistamos praticantes meninas de GA que apresentavam histórico de abandono dessa prática esportiva por determinado período de tempo. Para o tratamento dos dados, optamos pela Análise de Conteúdo proposta por BARDIN. Constatamos que fatores intrínsecos e extrínsecos estão vinculados ao processo de abandono da prática desse esporte. Entretanto, os fatores extrínsecos sobrepuseram àqueles intrínsecos, o que evidencia que o ambiente e as condições situacionais e interpessoais exercem maior influência sobre o afastamento das ginastas. Assim, ressaltamos a importância da atenção dos profissionais a esses aspectos para garantir que as atividades atendam às necessidades e aos anseios das ginastas.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

LOPES, P., OLIVEIRA, M. S., FÁTIMA, C. R. de, & NUNOMURA, M. (2016). Motivos de abandono na prática de ginástica artística no contexto extracurricular . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 30(4), 1043-1049. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401043