Nível de educação financeira de estudantes do ensino médio e suas reflexões econômicas

Autores

  • Tarcísio Pedro da Silva Universidade Regional de Blumenau
  • Cristian Baú Dal Magro Universidade Regional de Blumenau
  • Marcello Christiano Gorla Universidade Regional de Blumenau
  • Wilson Toshiro Nakamura Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.12.010

Palavras-chave:

Educação financeira, Características individuais, Características demográficas, Características de socialização, Ensino médio

Resumo

A presente pesquisa contribui com o entendimento do nível de educação financeira de estudantes de nível médio da rede pública, do mesmo modo que verifica como tem sido gerado o conhecimento financeiro destes, e, proporciona uma visão das lacunas em educação financeira com as quais estes estudantes podem chegar aos cursos de graduação, posteriormente. O objetivo da pesquisa foi verificar o nível da educação financeira de estudantes do ensino médio da rede pública, segundo aspectos individuais, demográficos e de socialização. A metodologia da pesquisa foi enquadrada como descritiva, quanto aos procedimentos como de levantamento/survey e a abordagem do problema de cunho quantitativo. A população da pesquisa compreendeu 4.698 alunos do ensino médio de 14 escolas da rede pública do município de Blumenau. No tratamento dos dados foram empregados os testes de kruskall-wallis e qui-quadrado. Os resultados indicam que não há uma educação financeira efetiva entre os jovens estudantes do ensino médio, o que transparece em achados como: parte dos jovens não são obrigados a explicar aos pais em que estão gastando seus recursos financeiros; os alunos têm adquirido, em boa parte, conhecimentos financeiros com pais e parentes, e na prática do dia-a-dia, porém há pouco diálogo, no ambiente familiar, sobre assuntos financeiros. O conhecimento financeiro advindo da escola é baixo, sendo necessário uma melhoria na qualidade deste conhecimento, nesta fase ou futuramente, inclusive na graduação. Por fim, os trabalhadores em potencial podem causar problemas sociais pela incapacidade de administrar seus recursos e/ou os gastos de suas famílias.

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Publicado

2017-09-01

Edição

Seção

Education, Research & Academic Production

Como Citar

Nível de educação financeira de estudantes do ensino médio e suas reflexões econômicas. (2017). Revista De Administração, 52(3), 285-303. https://doi.org/10.1016/j.rausp.2016.12.010