Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador

Autores

  • Márcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria. Departamento Ciências Administrativas
  • Luciana Flores Battistella Universidade Federal de Santa Maria. Departamento Ciências Administrativas
  • Vania Flores Costa Universidade Federal de Santa Maria. Departamento Ciências Administrativas
  • Aline Velter Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Aceitação da inovação, Gênero, Intenção de compra.

Resumo

A adoção de produtos com inovações é um desafio para as organizações e para os profissionais de marketing. Com o objetivo de verificar a influência do gênero no processo de aceitação e uso de produtos com inovações tecnológicas, foi realizada uma pesquisa com 212 universitários. O modelo utilizado foi uma mescla do Modelo de Aceitação Tecnológica e a Teoria da Ação Racional, composto de cinco construtos antecedentes (expressão, diversão, utilidade, facilidade e pressão normativa) e dois consequentes (atitude de uso e intenção de compra). Os dados foram submetidos à análise fatorial exploratória (KMO = 0,863; alphas variaram de 0,722 a 0,838) e análise fatorial confirmatória (RMSE = 0,058, ?²/gl = 1,66, NFI = 0,817 e NNFI = 0,903), ambas com resultados satisfatórios. Foram realizadas comparações entre os modelos estruturais para os dois gêneros, os resultados demonstraram que: atitudes influenciam mais a intenção de uso nos homens; a expressão influencia mais a intenção nas mulheres; a relação entre a diversão e a intenção foi mais forte entre as mulheres; a utilidade não influenciou a intenção; a relação entre facilidade e intenção foi mais forte nas mulheres; as pressões normativas não afetam na intenção. Dessa forma, os resultados indicam que entre as mulheres as estratégias de inovação deveriam centrar-se em aspectos como facilidade de uso e divertimento proporcionado pelo produto. Entretanto, os resultados não demonstraram nenhuma relação significativa feita pelos homens, o que remete à necessidade de novos estudos.

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Biografia do Autor

  • Márcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria. Departamento Ciências Administrativas
    Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Professora do Departamento Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Luciana Flores Battistella, Universidade Federal de Santa Maria. Departamento Ciências Administrativas
    Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Professora do Departamento Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Vania Flores Costa, Universidade Federal de Santa Maria. Departamento Ciências Administrativas
    Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia – UFBA Professora do Departamento Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Aline Velter, Universidade Federal de Santa Maria
    Mestranda em Administração da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

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Publicado

2011-02-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aceitação e adoção de produtos com novas tecnologias: o gênero como fator moderador. (2011). INMR - Innovation & Management Review, 7(4), 137-161. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79195