ADOÇÃO DE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS NA NUVEM: UM ESTUDO COM USUÁRIOS FINAIS

Autores

  • Adrianne Paula Vieira Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gabriela Figueiredo Dias Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anatalia Saraiva Martins Ramos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Manoel Veras de Sousa Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Inovação, Computação em Nuvem, Adoção de Sistemas de Armazenamento na Nuvem.

Resumo

O sistema de armazenamento de dados é um serviço da computação em nuvem, que está modificando a maneira com que usuários finais e empresas utilizam a tecnologia da informação. Embora esse fenômeno chame a atenção de profissionais e da comunidade acadêmica, ainda são escassos os estudos nacionais sobre o tema. Este artigo objetiva identificar os fatores que influenciam a adoção de sistemas de armazenamento online de dados, empregando a Teoria da Difusão da Inovação (IDT). A amostra da pesquisa é composta por usuários do Facebook© no Brasil. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário online, em que foram validadas 189 respostas. A técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais, através do método de mínimos quadrados parciais via PLS-PM. Os resultados mostraram que fatores como Compatibilidade, Facilidade de Uso, Vantagem Relativa e Visibilidade determinam a adoção de sistemas de armazenamento na nuvem. A partir destes resultados, as empresas que fornecem esses serviços poderão criar estratégias para maior difusão e comercialização desta inovação. O estudo também avança no campo teórico da adoção da computação em nuvem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adrianne Paula Vieira Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutoranda em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Gabriela Figueiredo Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Doutoranda em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
  • Anatalia Saraiva Martins Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Pós-doutorado na Université Pierre Mendès-France (UPMF), França. Mestre e Doutora pela COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Nível Associado IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordena o Grupo de Pesquisa de Gestão de Sistemas e Tecnologia de Informação do CNPq. Orientadora de pesquisas de doutorado, mestrado, especialização e graduação em Administração e Engenharia de Produção. Leciona nas áreas de Gestão de Tecnologia de Informação, Sistemas de Informação e Governo Eletrônico.Temas de interesse: Modelos de adoção de inovação organizacional e individual; Uso, difusão e impactos de TIC; Comportamento do e-Consumidor.
  • Manoel Veras de Sousa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1983), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2001). É professor associado da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação. Faz parte do grupo de pesquisa registrado no CNPQ : Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação. Coordena as especializações Gestão da Tecnologia da Informação e Arquitetura de Nuvem na UFRN. É autor de cerca de oitenta artigos acadêmicos e de vários livros na área de Tecnologia da Informação com foco em Capacitação Profissional. É o atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UFRN.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ADOÇÃO DE SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS NA NUVEM: UM ESTUDO COM USUÁRIOS FINAIS. (2015). INMR - Innovation & Management Review, 12(4), 04-25. https://revistas.usp.br/rai/article/view/101243