Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio

Autores

  • Carina Alexandra Rondini Universidade Estadual Paulista; Faculdade de Ciências e Letras; Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho
  • Fernando Silva Teixeira Filho Conselho Regional de Psicologia 6a. Região
  • Lívia Gonsalves Toledo Unesp; Faculdade de Ciências e Letras

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420140011

Palavras-chave:

homofobia, escola, adolescentes, concepções homofóbicas, análise fatorial

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de um estudo realizado com 2.159 alunos e alunas do ensino médio de três cidades do interior paulista. Os dados, obtidos pelo uso de uma escala Likert, foram analisados por uma técnica estatística multivariada. Análise fatorial foi realizada, e seis fatores (extraídos pelo método das componentes principais e o método de rotação oblíqua) favoreceram a interpretação das possíveis correlações entre as concepções homofóbicas apresentadas nos itens. O estudo mostrou que a tolerância moderada em relação à homossexualidade dos jovens da amostra é uma realidade que necessita de atenção das políticas públicas em educação, visando estratégias para a desconstrução de estereótipos de gênero e erradicação da homofobia, lesbofobia e transfobia entre adolescentes.

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Publicado

2017-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Concepções homofóbicas de estudantes do ensino médio. (2017). Psicologia USP, 28(1), 57-71. https://doi.org/10.1590/0103-656420140011