Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista PosFAUUSP publica artigos inéditos, tendo como critério de seleção a consistência teórica e a adequação à linha e às normas editoriais da revista, outorgando, aos autores inteira responsabilidade pelas idéias por eles apresentadas. Todo o material recebido é submetido à Comissão Editorial, que indica especialistas ad hoc internos e externos para a emissão de pareceres, pelo sistema double blind peer review. Todo parecer tem caráter sigiloso e imparcial, não sendo revelados os nomes dos autores e dos pareceristas, que são instruídos a manifestar eventual conflito de interesse que os impeça de agir imparcialmente. Cada trabalho é analisado por 2 (dois) pareceristas, necessariamente um externo à instituição, e em caso de disparidade será enviado a um terceiro. Caso seja feita a sugestão de  alterações nos conteúdos originais, os autores serão comunicados e terão um prazo para inserir os ajustes e encaminhar a versão final à Redação. Os autores dos trabalhos não recomendados também serão informados e receberão cópia (anônima) das avaliações.

O artigo deverá ser inédito em português, devendo o autor, ao submeter um trabalho, enviar uma declaração assinada atestando essa condição. Caso o mesmo artigo seja republicado em outro periódico ou livro, deverá constar nota indicando que foi originariamente publicado em Revista Pós, nº x, ISSN 1518-9594.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos originais submetidos à revista Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP são avaliados por um sistema double-blind peer review. O tempo estimado de avaliação leva em média de 4 a 8 meses e o de publicação de 6 a 15 meses.

A Comissão Editorial verifica se o manuscrito submetido está de acordo com as Diretrizes para Autores, Foco e Escopo da Revista antes de enviá-lo aos pareceristas para a avaliação por pares. A comissão também pode rejeitar ou devolver o trabalho aos autores para a adequação às normas e inclusão de documentos adicionais em casos necessários. Essa fase de análise leva em consideração a originalidade, qualidade científica e relevância do manuscrito.

Aprovados nesta etapa, os trabalhos seguem para a avaliação por pares e são encaminhados aos pareceristas selecionados pelos editores. Os avaliadores podem ser de instituições nacionais ou estrangeiras. Cada manuscrito é enviado para dois revisores com domínio sobre a temática abordada. Nos casos de discordância entre as avaliações, o trabalho original é enviado a um terceiro avaliador.

A avaliação por pares trata de um procedimento sigiloso, no qual o nome e a afiliação dos autores são mantidos confidencias durante o processo de revisão, assim como a identificação dos pareceristas.
Os manuscritos são avaliados levando em consideração os seguintes aspectos:

  • originalidade: ineditismo dos dados e/ou análises desenvolvidas;
  • relevância e pertinência: importância para a área do estudo;
  • relação apropriada entre os dados apresentados e as conclusões inferidas;
  • apresentação adequada de figuras, tabelas e demais elementos gráficos suplementares, de modo a corroborar as análises realizadas;
  • clareza e consistência na estrutura do artigo: a organização dos tópicos deve incluir os fundamentos teóricos, uma descrição do método de pesquisa adotado, assim como a apresentação dos dados e discussão dos resultados;
  • pertinência da metodologia empregada em relação aos objetivos do trabalho;
  • qualidade da escrita: clareza do texto, uso adequado da pontuação, ortografia e gramática;
  • qualidade técnica e científica do trabalho: uso adequado dos conceitos abordados e presença de referências fundamentais para o tema tratado.

Após a avaliação, os autores são comunicados em quaisquer das possíveis recomendações:

  • aprovado: o trabalho é publicado sem modificações ou com pequenas alterações; 
  • aprovado com revisões: o trabalho é publicado após a realização de modificações específicas;
  • nova rodada: é conferido um prazo para que os autores realizem modificações substanciais no manuscrito, que é submetido a uma nova apreciação por pareceristas, podendo ser avaliado em quaisquer das quatro recomendações aqui descritas;
  • recusado.

As avaliações são analisadas pelos editores que podem aprovar ou não o manuscrito para a publicação.

No caso da existência de conflito de interesse no processo de avaliação, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro parecerista.

As chamadas temáticas também seguem esse mesmo procedimento de avaliação.

Periodicidade

Publicação de artigos em fluxo contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Ética de Publicação

A Revista Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP adota medidas e utiliza ferramentas para identificar e impedir a publicação de trabalhos acadêmicos associados à má conduta científica, o que requer o engajamento das diversas partes envolvidas na edição do periódico.

Apenas trabalhos originais e ainda não publicados são aceitos pela Revista. Os manuscritos passam pela Comissão Editorial que verifica se estão de acordo com as Diretrizes para AutoresFoco e Escopo da Revista, bem como o sistema de detecção de plágio, através da ferramenta iThenticate antes de enviá-los aos pareceristas para a Avaliação por Pares.

Também é solicitada a assinatura do documento Declaração de Originalidade por todos os autores do trabalho. Vale ressaltar que apenas quem participou e contribuiu para o conteúdo e desenvolvimento do manuscrito deve ser listado como autor. O reconhecimento de outros tipos de contribuição ao trabalho pode ser mencionado na parte de agradecimentos, ao final do manuscrito.

Todas as referências utilizadas para escrever o trabalho devem ser citadas ao longo do texto e listadas nas referências bibliográficas finais. Lembrando que as referências finais que não forem citadas no texto serão suprimidas.

Durante o processo de envio até a publicação do trabalho, a Comissão pode rejeitá-lo ou devolvê-lo aos autores para a adequação às normas e inclusão de documentos adicionais em casos necessários.

No caso de os manuscritos apresentarem pesquisas que envolvam seres humanos, a submissão deve ser acompanhada também por cópia da declaração de aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa, conforme diretrizes e normas da Resolução CNS nº 466/12 e Norma Operacional 001/2013 (site: http://www.focepbrasil.net.br).

Embora a revista não exija documentação, qualquer conflito de interesse real ou aparente deve ser claramente comunicado na submissão do artigo, podendo ser inserido como nota no artigo publicado.

Os editores podem publicar correções e esclarecimentos em erratas, ou mesmo suprimir artigos que tenham infringido as práticas de ética estabelecidas pela revista.

Interoperabilidade

Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP adota o Open Archives Initiative - Protocol for Metadata Harvesting (OAI-PMH), disponível em: https://www.revistas.usp.br/posfau/oai

Arquivamento e Preservação Digital

PKP LOCKSS Private LOCKSS Network  – Public Knowledge Project

https://cariniana.ibict.br/ - Rede Cariniana

Informações Básicas

A revista Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP foi criada como um canal de comunicação da comunidade científica da FAUUSP, tanto em âmbito nacional quanto internacional, assim como para  os pesquisadores das diversas áreas acadêmicas que se relacionam com o universo da arquitetura e do urbanismo, com o intuito de registrar a memória do pensamento arquitetônico, de fazer circular de maneira ágil os resultados das pesquisas e de manter o debate o mais atualizado possível.  

 

Fontes de Indexação

Qualis/CAPES - A2

    

Índice de arquitetura brasileira

Redes Sociais

Copyright

Licença Creative Commons

Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista Pós exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.

A revista autoriza republicação de seus artigos, desde que devidamente citada fonte e autoria.

Patrocinadores

Apoio CAPES

Sponsors

Esta revista não cobra taxas para submissão e publicação de artigos. Os recursos utilizados provêm do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP - Comitê Científico. Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica.