Sobre a Revista

Foco e Escopo

A PesquisAtor é um periódico especializado sobre o trabalho de criação e formação do ator, voltado para a publicação de trabalhos científicos de pós-graduandos, docentes e artistas-pedagogos com reconhecida atuação no campo das Artes Cênicas. É a primeira e única publicação nacional com foco específico no trabalho do ator, e tem como objetivo reunir e divulgar pesquisas acadêmicas e artísticas que contribuam para o desenvolvimento da área.

O periódico é semestral e recebe submissões de trabalhos originais inéditos, de autores nacionais e internacionais, nas línguas portuguesa, espanhola, inglesa, francesa e italiana.

Os artigos são distribuídos por áreas e publicados nas seções de Pesquisas (artigos), Relatos de Experiência, Estudos, Resenha, Traduções, Entrevistas e Teatro de Pesquisa.

A revista é publicada da pelo Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator, o Cepeca, grupo de pesquisa da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, coordenado pelo prof. Dr. Armando Sérgio da Silva e pelo prof. Dr. Eduardo Tessari Coutinho. O Cepeca reúne docentes, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas que desenvolvem pesquisas na área de formação do artista teatral, com ênfase nos processos de criação do ator e suas metodologias de formação.

Objetivos Específicos

1. Oferecer uma publicação de referência na área de Artes Cênicas, especializada no trabalho do ator, sua técnica e ofício.
2. Publicar de artigos, resenhas, traduções, entrevistas, relatos de experiência e outros possíveis materiais compatíveis com o meio digital relacionados ao tema da publicação.
3. Ampliar e dinamizar o acesso à consulta de pesquisas de referências na área.
4. Fomentar a pesquisa sistemática, acadêmica e artística, de procedimentos e reflexões que contribuam para o desenvolvimento da arte do ator.
5. Operar com um quadro diversificado de colaboradores/pareceristas, para análise adequada dos materiais recebidos.
6. Reunir em seu Conselho Científico professores-pesquisadores dos principais centros de pesquisa em Artes Cênicas do Brasil, vinculados a programas de pós-graduação de diferentes regiões do país.
7. Manter a periodicidade semestral.
8. Promover o debate entre pesquisadores de diversas partes do país e estrangeiros, relacionando as linhas de pesquisa desenvolvidas em diferentes instituições, grupos de estudo e coletivos de criação.
9. Estimular o diálogo a cerca dos conteúdos da revista com o quadro permanente de debate dos Grupos de Trabalho da Associação Brasileira de Pesquisa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE).
10. Confrontar pesquisas acadêmicas e artísticas contemporâneas na área.

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista utiliza o processo de avaliação por pares, sendo que as submissões são inicialmente avaliadas pelo comitê editorial da revista, a fim de verificar se a redação segue os Critérios de Avaliação e as Normas de Publicação. Caso haja equívocos na normatização dos artigos, o revisor entrará em contato com os autores e solicitrá as correções necessárias. Uma vez cumprida as exigências, os escritos serão encaminhados para a análise de dois pareceristas que emitirão pareceres finais seguindo os itens:

( ) Deveria ser publicado, com prioridade. Não é necessário rever
( ) Deveria ser publicado. Não é necessário rever
( ) Deveria ser publicado, mas precisa ser revisto
( ) Não deveria ser publicado

Caso os dois pareceristas marquem uma das duas primeiras opções, o artigo é inserido na lista de trabalhos aprovados, prontos para a publicação e o autor recebe um e-mail informando que o seu artigo foi aprovado para publicação na Revista. Quando um dos pareceristas marca a terceira opção, o autor recebe um e-mail da Revista com o parecer em anexo, no qual constam as revisões necessárias para a publicação do artigo. Os pareceres são remetidos aos autores sem a indicação dos nomes dos pareceristas. Uma vez que o autor atenda às solicitações presentes no parecer, o artigo é mais uma vez remetido ao parecerista para que ele verifique se as alterações realizadas no artigo são suficientes para a sua aprovação. Se os dois pareceristas indicarem que o artigo não deveria ser publicado, o autor recebe um e-mail informando que o artigo não foi aceito para publicação. Quando os dois pareceristas emitem pareceres discordantes, um aprovando o artigo, o outro contra-indicando sua publicação, um terceiro parecerista é convidado a emitir parecer. Neste caso, o artigo será considerado indicado para publicação quando dois dos três pareceristas considerarem que o artigo deve ser publicado. Do mesmo modo, o artigo será considerado contra-indicado para publicação quando dois dos três pareceristas considerarem que o artigo não deve ser publicado na Revista.

Nos casos em que o parecer recomendar denegar a publicação, é garantido ao autor o direito de recorrer da decisão negativa, por meio de uma solicitação de reconsideração fundamentada na discussão das objeções levantadas pelo parecerista.

Observações

Caso a avaliação de um trabalho não seja concluída até a data de lançamento da revista, sendo aprovado para publicação, o mesmo será incluído no próximo número lançado.

A Comissão Editorial reserva-se o direito de adiar publicações aprovadas para números posteriores.

O prazo de todo o processo de avaliação e preparação dos manuscritos para publicação é de até 90 dias. Portanto, trabalhos submetidos após o mês de Fevereiro dificilmente serão incluidos na edição de Maio. O mesmo valendo para submissões realizadas após o mês de Agosto.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Diretrizes para avaliação

As submissões são avaliadas pelos pareceristas de acordo com os seguintes critérios:

1.Clareza, Coerência e Concisão do texto. A revisão ortográfica, gramatical e de estilo é de inteira responsabilidade dos autores. Trabalhos enviados sem revisão ou que a revisão se mostrar falha serão devolvidos ao autor sem passar pela avaliação dos pareceristas.

2. Adequação do tema dos trabalhos ao escopo da revista. As submissões devem ter como tema principal o trabalho do ator, devendo, necessariamente, abordar uma das seguintes perspectivas: análise teórica ou histórica; proposições sobre o trabalho técnico do ofício do ator; treinamento e formação do ator; descrição de processo ou de experiência de criação; ensaio crítico; ou resumo de pesquisa acadêmica realizada na área (ver Políticas de Seção).

Obs: Também é possível submeter para avaliação: resenha de referência bibliográfica da área, traduções e entrevistas; sendo que, para estes casos, sugerimos que o autor consulte previamente os editores sobre o interesse de publicação.

3. Relevância do estudo para a reflexão e desenvolvimento da área de pesquisa à qual se insere.

4. Originalidade do trabalho apresentado. Valorizando-se perspectivas inovadoras sobre o tema abordado, desvendamento de dúvidas, apresentação de perspectivas à abordagem de problemas, revelação de resoluções, explicitação de correlações importantes, enfim, descrição de novidades que enriqueçam o conhecimento sobre um assunto.

5. Ineditismo. O trabalho não pode ter sido divulgado anteriormente em outra revista, livro ou outro meio de divulgação.

6. Referencialidade. Valorizando-se trabalhos que consideram a tradição do campo ao qual se inserem e que dialogam com outras pesquisas e trabalhos de referência da área.

7. Adequação Metodológica. Explicitação e pertinência dos métodos e técnicas utilizados para a elaboração do trabalho.

Indexação

A revista PesquisAtor integra as seguntes bases de indexadores e catálogos de referência nacionais e internacionais:

Sistema Qualis - CAPES – Ministério da Educação

LATINDEX – Sistema Regional de Informação Online para Revistas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal

Novas indeações previstas:

REDALYC - Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal

ScieloScientific Electronic Library Online

Arts & Humanities Citation Índex - Thomson Reuters

Web of Science

Portal de Periódicos - Capes