O Professor de Biologia enquanto Educador Ambiental: Delineando o Perfil de um Caso Particular de Sujeito Ecológico

Autores

  • Daniela Bertolucci Campos UNESP
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari UNESP campus Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.18675/2177-580X.vol12.n1.p58-70

Resumo

Este artigo se constitui como recorte de nossos estudos empreendidos em dissertação de mestrado, buscando delinear o perfil do professor de Biologia enquanto potencial educador ambiental, um caso particular de “sujeito ecológico”. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino público, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a temática ambiental e os fatores que determinaram a sua identificação com a mesma, buscando uma possível aproximação com os ideais que constituem o “sujeito ecológico”. Para a coleta dos dados realizamos entrevistas semi-estruturadas, complementadas por análise documental, precedidas por um questionário exploratório. Os dados obtidos demonstraram uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor de Biologia em relação às características que compõem o “sujeito ecológico” e o trabalho docente em relação à temática ambiental, além de apontar possibilidades para a formação dos professores enquanto educadores ambientais.

Biografia do Autor

  • Daniela Bertolucci Campos, UNESP
    Mestre em Educação / Departamento de Educação / Núcleo de Pós-Graduação em Educação Ambiental / IB UNESP – campus Rio Claro –SP
  • Rosa Maria Feiteiro Cavalari, UNESP campus Rio Claro

    Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação Ambiental na Chaire de Recherche du Canada en Éducation relative à lenvironnement, da Université du Québec à Montréal (UQÀM). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação / IB UNESP – campus Rio Claro - SP

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Publicado

2017-01-30

Edição

Seção

Artigos