A indústria audiovisual e os fatores estruturais da crise televisiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i1p13-24

Palavras-chave:

Economia política da comunicação, televisão, indústria audiovisual, vídeo sob demanda

Resumo

Este artigo analisa o estado atual dos recursos tradicionais de financiamento da televisão, detectando uma situação crítica em suas três fontes principais (publicidade, assinaturas e taxas de serviço). Em seguida, discute a parte mais dinâmica do setor televisivo: os serviços de Video on Demand (VoD) e de Subscription Video on Demand (SVoD), que poderiam gerar novos recursos para a produção audiovisual. Porém, a análise dos catálogos desses serviços mostra baixa oferta de filmes europeus, em comparação com os dos Estados Unidos. Desse modo, como em outras ocasiões, o desenvolvimento de novos serviços de televisão e de novos modelos de negócio pode ser uma oportunidade perdida para a indústria audiovisual europeia.

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Biografia do Autor

  • Giuseppe Richeri, Università della Svizzera Italiana
    Professor emérito de Comunicação na Università della Svizzera Italiana (Suíça) e presidente do China Media Observatory dessa Universidade.

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Publicado

2017-04-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

A indústria audiovisual e os fatores estruturais da crise televisiva. (2017). MATRIZes, 11(1), 13-24. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i1p13-24