Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Mare Nostrum (São Paulo)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Natureza das contribuições

A revista Mare Nostrum reunirá textos científicos variados que lidem com os problemas e debates sobre o processo de Integração das sociedadades ao redor do Mediterrâneo Antigo.

A Revista estará aberta a contribuições das mais variadas áreas do conhecimento, não apenas de historiadores, tendo em vista a construção de um debate franco e aberto no cenário intelectual brasileiro e internacional de estudos sobre a Antiguidade.

Assim, a Revista aceitará:

1. Artigos que tratem de pesquisas particulares, mas abertas para a problematização do Mediterrâneo como recorte espacial e temporal da História;

2. Artigos de crítica historiográfica e questões teóricas em ciências humanas ligadas ao problema da integração social e suas fronteiras;

3. Ensaio Bibliográfico: um estudo a respeito da literatura científica ou acadêmica associada a paradigmas/tradições em torno de um problema pertinente à Antiguidade mediterrãnica.

4. Resenhas curtas e de rápida leitura de estudos sobre a Antiguidade cuja publicação tenha sido no máximo 5 anos atrás.;

5. Resenhas-artigo, nas quais, além da apresentação crítica de um ou mais livros, desenvolva-se um pequeno estudo historiográfico sobre ele.

Sobre Resenhas: levando em consideração que há, no Brasil, poucas resenhas sobre livros publicados no exterior nesta área, a Revista se propõe a publicar resenhas sobre obras mais antigas do que o costumeiro, de forma a valorizar a leitura de resenhas e discussão de resenhas como atividade intelectual.

Tamanho:

Artigos – 10 a 20 páginas.

Resenhas-artigo – 5 a 7 páginas.

Resenhas – 1 a 3 páginas.

Formatação:

Times new roman 12, espaçamento 1,5.

Título – topo da página, centralizado em negrito

Nome do autor – recuado para a direita – nota com afiliações acadêmicas

            Resumo, palavras-chave (3-5), Abstract, Keywords

Normas bibliográficas:

Normatização das notas de rodapé e da bibliografia citada (cf. ABNT-NBR 6023):

SOBRENOME, Nome. Título da obra ou livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo ou parte do livro. In: SOBRENOME, Nome (ed.; org.; coord.; etc.); ou Idem. Título em itálico: subtítulo. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, vol., fasc., ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título do artigo ou matéria. Jornal em Itálico, Cidade, dd/mm/aaaa, caderno, p.

SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: editora, ano, p.

SOBRENOME, Nome. Título da tese/dissertação em itálico. Tese de doutorado/dissertação de mestrado, área, departamento/instituto, universidade, ano.

NOME DO EVENTO, número, ano, local.

Normas para citação de fontes primárias:

- Nome inteiro do autor e obra na primeira referência, depois abreviação, de acordo com as abreviaturas utilizadas pelo OCD (Oxford Classical Dictionary; ver lista de autores mais citados em http://iam. classics.unc.edu/main/help/A.html )

- Para mencionar obras de referência muito conhecidas, devem ser utilizadas as abreviaturas usuais, e.g. FGrH = Fragmente der grieschischen Historiker, ed. F. Jacoby; OCD = Oxford Classical Dictionary; SVF = Stoichorum Veterum Fragmenta, ed. H. von Arnim; LIMC = Lexicon Iconographiae Mithologiae Classicae, obra coletiva. Os periódicos devem ser citados de acordo com as siglas preconizadas por l'Année Philologique.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Os conteúdos expressos nos textos publicados pela Mare Nostrum são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

A reprodução dos textos editados pela Mare Nostrum é permitida sob licença Creative Commons, Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC).

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.