Sobre a Revista

Foco e Escopo

Do grego mágma, -atos, unguento espesso. Massa mineral em estado de fusão a grande profundidade da superfície terrestre, cujos movimentos determinam os fenômenos vulcânicos e que, ao resfriar, cristaliza-se, dando origem às rochas ígneas. | Conjunto confuso de elementos, mistura inextricável.

 A Revista Magma, criada em 1994 pelos alunos do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, tem como objetivo divulgar pesquisas, textos e criações no campo da literatura, a fim de promover o debate teórico e crítico. A revista está aberta à produção de todos os programas de pesquisa sobre literatura do país e do exterior, sobretudo aos trabalhos de seus mestrandos e doutorandos.

Processo de Avaliação pelos Pares

As submissões serão feitas dentro do prazo estabelecido pelas chamadas para cada edição da revista, observando a data de fechamento nelas especificada. O sistema de avaliação dos trabalhos é o parecer duplo cego. Cada texto é enviado para dois pareceristas ad hoc, que o analisam e avaliam a pertinência de sua publicação. Em caso de avaliações divergentes, um terceiro parecer será solicitado. Após o processo de análise, os autores receberão cópias dos pareceres, que poderão conter instruções para modificações e correções, se for o caso. Os trabalhos enviados que não atendam as especificações e normas estabelecidas pela revista serão devolvidos. O conteúdo dos textos – precisão dos conceitos, exatidão das referências bibliografias etc. – é de inteira responsabilidade dos autores. 

Periodicidade

Anual

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.  

Princípios éticos e políticas de plágio

A Revista Magma preza pela conduta ética de todos os participantes do processo de avaliação e publicação dos textos. Para isso, a Magma segue o Guia de Boas Práticas Científicas da FAPESP (https://fapesp.br/boaspraticas/) e as diretrizes e deliberações do Committee on Publication Ethics (https://publicationethics.org/). Nos casos em que a consulta a esses dois órgãos não sanar a dúvida em relação à atitude a ser tomada, o corpo editorial se reúne para discutir e deliberar, por maioria de votos, as atitudes cabíveis.

A Revista Magma está sempre disposta a publicar emendas, retratações ou correções, quando necessário. Em caso de denúncias sobre a postura ética de seus editores ou artigos publicados, o corpo editorial se compromete a montar uma comissão para investigar o desvio de conduta e adotar as eventuais medidas cabíveis. 

Responsabilidades dos autores

Ao submeter seus textos à apreciação da Revista Magma, os autores e as autoras estão de acordo com as seguintes questões. 

  • Os textos devem ser inteiramente autorais, e caso haja material de terceiros, o crédito está devidamente atribuído. A falta de creditação a imagens, textos ou outro material poderá ser considerada plágio, e o autor está ciente que serão tomadas as medidas cabíveis, caso seja constatado o dolo. Para a averiguação de similaridade textual, a Revista Magma recebe o apoio institucional para a utilização do iThenticate, considerada uma das mais potentes ferramentas disponíveis hoje.
  • Os autores e as autoras se comprometem a garantir a originalidade e o ineditismo do trabalho e que, no ato do envio, ele não está sendo avaliado para publicação por outro periódico.
  • Não devem ser publicados textos que versem sobre o mesmo conteúdo, o que pode ser considerado autoplágio. Se o material já tiver sido publicado parcial ou totalmente em outra ocasião, isso deve ser indicado para os editores, bem como justificada sua republicação, que será avaliada pela comissão editorial.
  • Só devem ser considerados coautores aqueles que participaram ativamente do processo de concepção ou escrita do texto. A inclusão de pessoas sem relação com o texto ou sem seu consentimento é considerada uma prática antiética pelo COPE. Para mais informações sobre a inserção e ordenação ética dos autores, ver o artigo “Ordem de autores” (https://www.abcd.usp.br/noticias/ordem-de-autores/).
  • A inclusão de todos os coautores ou coautoras na aba da submissão é de responsabilidade integral dos(as) participantes. Não serão permitidas, em nenhuma hipótese, retificações desse tipo depois da avaliação do manuscrito.
  • É de responsabilidade de todos os coautores e coautoras a aprovação da versão final do texto.
  • Os autores e autoras estão de acordo em oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros, caso sejam necessários.
  • Cabe aos autores e autoras a responsabilidade de informar à Magma as instituições de fomento que subsidiam suas pesquisas.

Responsabilidades dos editores

Todos os editores estão cientes dos seus deveres, dos quais são informados ao se juntarem à comissão editorial.

  • As decisões tomadas a respeito dos manuscritos não devem levar em conta a raça, gênero, práticas sexuais, crenças religiosas, etnia, nacionalidade dos autores ou divergência intelectual em relação à abordagem teórica do objeto.
  • Os editores não devem divulgar quaisquer informações sobre os manuscritos em âmbito público ou privado. Quando se faz necessária a divulgação de informações para o bom andamento do fluxo editorial, por exemplo o convite de pareceristas ad hoc, os editores se comprometem fazê-lo de maneira ética, evitando a circulação do manuscrito e preservando a identidade dos autores e autoras.
  • Os editores têm o direito de recusar a responsabilidade sobre um manuscrito, caso tenham algum conflito de interesse, como relações pessoais com os autores, grande divergência de conteúdo etc. Nesses casos, pode ser indicado um editor isento para realizar assumir a responsabilidade sobre o texto.
  • Os editores se comprometem a participar ativamente das apurações de desvios de conduta e a tomar as medidas cabíveis em caso de confirmação das suspeitas.
  • Todas as comunicações com os autores serão feitas de maneira cordial e respeitosa.
  • A seleção de avaliadores deve ser feita através de buscas por pesquisadores ligados ao tema do manuscrito e não deve se basear apenas em contatos pessoais.

Responsabilidades dos pareceristas

Ao concordarem em avaliar um manuscrito, os pareceristas estão cientes dos seguintes pontos:

  • As avaliações dos manuscritos devem ser feitas de maneira honesta, levando em consideração suas próprias opiniões como pesquisadores. Alguns critérios a serem observados são: adequação do texto ao tema proposto; coerência do desenvolvimento com a proposta; clareza do objetivo; mobilização da fortuna crítica fundamental; atualização das fontes utilizadas; originalidade das ideias propostas e sua contribuição para o debate contemporâneo; clareza, correção e adequação da linguagem à escrita acadêmica etc.
  • As avaliações devem ser feitas em tom didático, construtivo e respeitoso. Caso contrário, os editores terão liberdade para modificar o texto da avaliação, preservando os autores de comentários violentos.
  • Os pareceristas devem tratar os textos como documentos confidenciais, não sendo permitida a divulgação total ou parcial do conteúdo, nem da responsabilidade sobre a avaliação, em âmbito público ou privado.
  • Aos avaliadores não é permitida, de forma alguma, a utilização de quaisquer opiniões, informações ou conteúdo dos artigos a que os pareceristas tiveram acesso antes de sua publicação.
  • Se houver algum conflito de interesses, ele deverá ser comunicado aos editores para que o caso seja avaliado.

Histórico do periódico

Revista Magma nasceu em 1994, com o objetivo de divulgar os trabalhos dos alunos de Pós-Graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. O projeto editorial é composto pelas seguintes seções: Ensaios temáticos, que reúne textos recebidos por submissão atendendo a chamadas de publicação temáticas, via Portal de Revistas da USP; Ensaios de tema livre, que também reúne textos recebidos via sumissão no Portal, mas com temática livre (seção esporádica, publicada conforme recebimento de textos); Ensaios de curso, que reúne os textos apresentados nos cursos de Pós-Graduação oferecidos pelo Departamento, e ainda artigos de procedência diversa; Tradução, que torna disponíveis, em português, textos importantes da área de teoria literária e literatura comparada; Criação, voltada para a produção literária de alunos e professores e Resenhas, que apresenta de forma crítica publicações recentes.