Cultura e arte em tempo-de-mutação. Apocalipse ou gênese?

Autores

  • Nelly Novaes Coelho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2012.47173

Palavras-chave:

Cultura, Filosofia, ciência naturalista, Literatura

Resumo

Este artigo discorre sobre as linhas do pensamento pós-moderno e seus reflexos na Cultura, bem como sobre o lugar que o novo homem ocupa neste tempo de transformação. Com a publicação do livro darwiniano “A origem das espécies” - o qual ultrapassou os limites da ciência e abalou a esfera religiosa já que descartava cientificamente a origem divina pregada pelo Criacionismo- instaurou-se um tempo de mutação. Desta forma, o mundo pensante passou a elaborar novas bases de compreensão do Homem no tempo e no espaço. Esse novo movimento se refletiu no espaço das Artes, Literatura e Filosofia e se potencializou ainda mais com a publicação da Teoria Geral da Relatividade de Einstein, abalando definitivamente o sistema herdado da civilização ocidental progressista cristã. No entanto, ainda há um enigma em torno da compreensão deste novo Homem. “Quem sou eu?” e “Quem é o Outro?” são questões que orientam as produções artísticas, mas que ainda não foram desveladas, continuam sendo um caótico mistério.

Biografia do Autor

  • Nelly Novaes Coelho, Universidade de São Paulo
    Ensaísta, crítica literária e professora. Especialista em  Literatura Conte mporânea  (Brasil  / Portugal)  e  em  Literatura  Infantil  e  Juvenil. Doutora em Letras (Literatura Portuguesa. Pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (1971). Professora titular da Universidade de São Paulo.  É autora de obras de referência como o Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, 1983, e do Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, 2002.

Downloads

Publicado

2012-09-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COELHO, Nelly Novaes. Cultura e arte em tempo-de-mutação. Apocalipse ou gênese?. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 1, p. 1–6, 2012. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2012.47173. Disponível em: https://revistas.usp.br/literartes/article/view/47173.. Acesso em: 19 abr. 2024.