Ensino de Português para Nativos e Estrangeiros: na Prática, a Teoria é Outra

Auteurs

  • Maria Helena da Nóbrega

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p25-40

Résumé

Este artigo apresenta diferentes momentos do ensino de línguaportuguesa para nativos e estrangeiros, procurando pontos de contato entreambos. Esse percurso metodológico destaca noções ligadas ao sistema e ao usoda língua, além de explicar os métodos da gramática e tradução, oaudiolingual e, com maior ênfase, a abordagem comunicativa. A análise dessasformas de ensino revela a centralização ainda vigente em propostasgramaticalistas, apesar de as investigações teóricas já terem questionado essetipo de abordagem. Após refletir sobre as causas do pouco aproveitamento daspesquisas na sala de aula, propõem-se maneiras de reverter a distânciaobservada entre os avanços teóricos e a prática pedagógica.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2010-09-04

Numéro

Rubrique

Artigos originais

Comment citer

NÓBREGA, Maria Helena da. Ensino de Português para Nativos e Estrangeiros: na Prática, a Teoria é Outra. Linha D’Água, São Paulo, n. 23, p. 25–40, 2010. DOI: 10.11606/issn.2236-4242.v0i23p25-40. Disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/article/view/37334.. Acesso em: 11 mai. 2024.