Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Ensino de Português para Nativos e Estrangeiros: na Prática, a Teoria é Outra

Maria Helena da Nóbrega

Resumo


Este artigo apresenta diferentes momentos do ensino de línguaportuguesa para nativos e estrangeiros, procurando pontos de contato entreambos. Esse percurso metodológico destaca noções ligadas ao sistema e ao usoda língua, além de explicar os métodos da gramática e tradução, oaudiolingual e, com maior ênfase, a abordagem comunicativa. A análise dessasformas de ensino revela a centralização ainda vigente em propostasgramaticalistas, apesar de as investigações teóricas já terem questionado essetipo de abordagem. Após refletir sobre as causas do pouco aproveitamento daspesquisas na sala de aula, propõem-se maneiras de reverter a distânciaobservada entre os avanços teóricos e a prática pedagógica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p25-40

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2010 Linha D'Água

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Classificação Qualis Periódico 2016 - B1 (Letras/Linguística) 

Indexadores e diretórios

10 10 101010
10