Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Gêneros Textuais no Ensino de Língua Portuguesa

Aline Segate

Resumo


Este artigo objetiva discutir a importância da inserção dos gênerostextuais no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, uma vezque acreditamos que eles colaboram, significativamente, no desenvolvimentoda linguagem e funcionam como objeto e instrumento de trabalho paraprofessores. Para cumprirmos essa meta, apoiamo-nos em alguns teóricos queabordam o tema, como Bentes (2006), Koch (1997; 2006), PCN (1998),Schneuwly e Dolz (2004) e Oliveira (2008). Percebemos ao longo deste estudo,que o ensino com gêneros textuais é de fundamental importância no processode ensino-aprendizado da língua. Afinal, o trabalho em sala de aula com osdiversos gêneros contribui para o aluno ter acesso à língua em funcionamento,o que permite ao aprendiz maiores condições para receber e produzir diversostextos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v0i23p13-24

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2010 Linha D'Água

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Classificação Qualis Periódico 2016 - B1 (Letras/Linguística) 

Indexadores e diretórios

10 10 101010
10