Portal da USP Portal da USP Portal da USP

O fenômeno da dor e entorpecimento causado pelos torpedos: história da ciência na Educação de Jovens e Adultos.

Gerda Maisa Jensen

Resumo


 

O presente artigo tem como objetivo apresentar e comentar uma intervenção pedagógica desenvolvida em sala de aula de ciências na etapa inicial do segmento Fundamental II do Ensino Básico na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do município de São Paulo, Brasil. A intervenção pedagógica foi parte de uma pesquisa empírica realizada a partir do planejamento, elaboração, validação, implementação e avaliação de uma sequência didática (SD) baseada numa pesquisa histórica desenvolvida com esta finalidade, isto é, sem ter sido anteriormente publicada em livros didáticos ou paradidáticos atuais. A intervenção pedagógica é apresentada neste artigo a partir da sua fundamentação teórica, seguida da metodologia de pesquisa, apresentação dos planos didáticos e do material impresso baseado em fonte primária que foi utilizado em sala de aula, a análise dos dados coletados e a conclusão dessa intervenção. Tanto esta intervenção quanto a própria pesquisa empírica revelou que a História da Ciência pode ser uma ferramenta de ensino que favorece ao mesmo tempo a compreensão de conceitos de ciências e sobre aspectos da ciência e da investigação científica.


Palavras-chave


história da ciência; ensino de ciências; educacnao de jovens e adultos; sequência didática

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/khronos.v1i4.133661

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.