Elos possíveis entre a História das Ciências e a Educação CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/khronos.v0i4.131155

Palavras-chave:

História das Ciências, Educação CTS, Educação Científica, Ensino de Química.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre a aproximação entre História das Ciências e educação CTS, objetivando a construção de uma educação científica mais crítica e reflexiva. Para isso, partimos de uma análise teórico-reflexiva, através de uma revisão da literatura. Concluímos que há um panorama bastante positivo para adotarmos uma abordagem que interligue a HC e a educação CTS. Acreditamos que esta relação promove a ruptura das fronteiras entre os saberes e direciona-se na busca de um ensino problematizador, humano e reflexivo com os objetivos de formar cidadãos mais críticos e, quiçá, capazes de transformar a sociedade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosangela Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal do ABC - UFABC Universidade Bandeirantes de São Paulo - UNIBAN
    Possui Graduação em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2001), Pós-Graduação Lato Sensu em "Ensino de Química" pela UNESP (2013) e mestrado em "Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática" pela UFABC, é professora na Universidade Bandeirantes de São Paulo - UNIBAN e Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, Ciências Ambientais, Química e História da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Ciência e movimento CTS, formação de professores de ciências, educação ambiental e formação socioambiental e educação à distância.

Downloads

Publicado

2017-09-11

Edição

Seção

Dossiê “História das doenças e artes de curar"

Como Citar

Elos possíveis entre a História das Ciências e a Educação CTS. (2017). Khronos, 4, 58-71. https://doi.org/10.11606/khronos.v0i4.131155