L’Apprendimento Integrato della Lingua Italiana e di Contenuti non Linguistici (CLIL) in Brasile

Autores

  • Graziano Serragiotto Università Ca’ Foscari di Venezia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p42-68

Palavras-chave:

CLIL, língua instrumental, competência glotodi-dática, flexibilidade, sinergia.

Resumo

Com este trabalho pretende-se abordar uma temática de gran-de interesse para quem deseja continuar a reflexão sobre os processos de aprendizagem linguística e disciplinar de seus próprios estudantes. E, nessa linha, visa-se desenvolver uma reflexão de natureza teórico-prática sobre o CLIL (Content and Language Integrated Learning), de cuja metodologia serão focalizados os benefícios decorrentes de sua aplicação nos contex-tos curriculares de referência. Com esse objetivo, serão apresentados, em primeiro lugar, os pressupostos científicos sobre os quais esse modelo se fundamenta; em seguida, serão levados em consideração conjuntamente o foco linguístico das matérias e os objetivos educativos no âmbito didático dos quais foi decidido um planejamento integrado da língua italiana como língua estrangeira (LE) e de conteúdos não linguísticos. Com base nisso será documentada, de maneira analítica, a realidade projetual e opera-cional referente às unidades didáticas CLIL que devem ser realizadas na sala de aula. Ao se fazer isso, serão levados em conta os pontos de contato entre língua e disciplina, avaliados de uma perspectiva favorável à aqui-sição de elementos linguísticos e de conteúdos profissionais, cuja estreita interdependência envolve as competências glotodidáticas e as capacidades metodológicas do docente de gerenciar a mudança cultural no tocante à maneira de ensinar e de aprender, com uma capacidade de uso efetiva por parte dos estudantes, uma língua estrangeira como o italiano no Brasil.

Biografia do Autor

  • Graziano Serragiotto, Università Ca’ Foscari di Venezia

    é pesquisador em Didática das Línguas na Università Ca’ Foscari di Venezia e é Diretor do Laboratorio ITALS (www.itals.it). Dedica-se è pesquisa e à formação dos professores de italiano para estrangeiros e é especialista no ensino de italiano na perspectiva interculturale, no ensino a adultos e em língua instrumental (CLIL). Dentre suas publicações: C.L.I.L.: apprendere insieme una lingua e contenuti non linguistici, Perugia, 2003; Sillabo di riferimento per la
    formazione degli insegnanti di italiano a stranieri, Venezia, 2009 e Cosa ti hanno insegnato al liceo?: la percezione degli studenti sulla loro formazione linguistica.

Publicado

2014-08-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

L’Apprendimento Integrato della Lingua Italiana e di Contenuti non Linguistici (CLIL) in Brasile. (2014). Revista De Italianística, 24, 42-68. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i24p42-68