Do projeto “Italianando a San Paolo” ao mapeamento do curso de Italiano nos Centros de Estudos de Línguas (CEL) do Estado de São Paulo: problemas, desdobramentos e propostas de ação

Autores

  • Luciana Duarte Baraldi Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
  • Juliana Hass Universidade de São Paulo, São Paulo, SP
  • Fernanda Ortale Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i32p16-36

Palavras-chave:

Centros de Estudos de Línguas (CEL), Ensino de italiano, Turmas multisseriadas, Problemas de ensino, Mapeamento, Diálogo entre instituições

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o percurso que culminou na realização de um mapeamento dos Centros de Estudos de Línguas (CEL) do Estado de São Paulo com vistas a colher dados atuais sobre esse contexto, principalmente no que diz respeito à situação da língua italiana e aos problemas de ensino. Para isso, partimos de dados gerais sobre o CEL e sobre o projeto “Italianando a San Paolo”, que realizamos em uma das escolas-sede da capital, para depois tratar dos procedimentos de coleta e dos dados obtidos no mapeamento. A análise desses dados mostra, de um lado, que a realidade do ensino de italiano no contexto público parece ter chegado a um patamar desolador; de outro, aponta para a importância da realização de um levantamento como este, que possibilitou encetar um diálogo entre as principais instituições relacionadas ao ensino de italiano no Brasil e cujos desdobramentos trouxeram propostas de ações elaboradas em conjunto já postas em prática, que podem ajudar tanto na melhoria das condições de ensino-aprendizagem nos CEL quanto contribuir com os estudos da área de Italianísticas, pelo fato de estarmos lidando com dados ainda inéditos neste campo de pesquisa.

Biografia do Autor

  • Luciana Duarte Baraldi, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

    Graduada e Licenciada em Letras: Português e Italiano, Universidade de São Paulo. Mestranda em Letras pelo programa de Língua, Literatura e Cultura Italianas. É professora de italiano e atua na área editorial, elaborando e produzindo materiais didáticos para ensino básico.

  • Juliana Hass, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

    Graduada e Licenciada em Letras: Português e Italiano, Universidade de São Paulo. Mestre em Letras: Língua, Literatura e Cultura Italianas, com bolsa CAPES, Universidade de São Paulo. É doutoranda em Letras: Língua, Literatura e Cultura Italianas, com bolsa CAPES, Universidade de São Paulo. Foi professora de língua italiana junto ao CEL. Tem experiência em tradução e revisão.

  • Fernanda Ortale, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

    É Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP e professora da área de Língua e Literatura Italiana da Universidade de São Paulo (USP). Suas pesquisas concentram-se na área de formação de professores de língua estrangeira e, atualmente, tem se dedicado ao tema das políticas linguísticas para o ensino de italiano como língua de herança.

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 6. ed. Campinas (SP): Pontes, 2010 [1993].

BAZARIM, M. Metodologias de pesquisa aplicadas ao contexto de ensino-aprendizagem de línguas. XII Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2008. Rio de Janeiro, Livro dos Minicursos Extras; Cefefil, v. 1: 93-102, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2001.

CELANI, M. A. A. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 8, n. 1: 101-122, 2005.

GODOY, L. P. M. Juntar ou separar? Reflexões sobre o contexto multisserial de ensino de francês como língua estrangeira nos Centros de Estudos de Línguas. 198 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

GOMES, V. da C. Motivações e expectativas dos alunos do curso de letras português/italiano nas instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro. 129 f. Dissertação (Mestrado em Letras Neolatinas). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

ORTALE, F. L.; ZORZAN, F. J. de A. Mapeamento dos municípios brasileiros com ensino de italiano em escolas públicas. Revista de Italianística, XXV, 121-144, 2013.

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (PFP-FE-USP). Manual do estagiário: orientações para o estágio curricular nas escolas públicas. São Paulo: PFP-FE-USP, 2015.

ROCHA, V. G. Estratégias de ensino nas salas multisseriadas de italiano dos Centros de Estudos de Línguas (CELs) da capital e da Grande São Paulo. 202f. Tese (Doutorado em Língua Italiana). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

ROCHA, V. G. O ensino da língua italiana nas salas multisseriadas nos Centros de Estudos de Línguas da capital e da Grande São Paulo. Exame de Qualificação (Doutorado em Língua Italiana). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SCHULTZ, J. Projetos educacionais. São Paulo: Senac, 2014.

TRUZZI, O. M. S. Italianidade no interior paulista: percursos e descaminhos de uma identidade étnica (1990-1950). São Paulo: Editora Unesp, 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Baraldi, L. D., Hass, J., & Ortale, F. (2016). Do projeto “Italianando a San Paolo” ao mapeamento do curso de Italiano nos Centros de Estudos de Línguas (CEL) do Estado de São Paulo: problemas, desdobramentos e propostas de ação. Revista De Italianística, 32, 16-36. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i32p16-36