Políticas linguísticas e ensino do italiano: o caso da imigração italiana na Bahia

Autores

  • Alessandra Caramori Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia
  • Cristiane Landulfo Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i32p4-15

Palavras-chave:

Imigração italiana, Políticas linguísticas, Ensino de italiano

Resumo

A língua italiana ingressou em diversas comunidades fora da Itália por várias razões e uma delas é a intensa emigração de cidadãos italianos para os mais longínquos lugares do mundo. A Bahia, estado do nordeste brasileiro, embora poucos saibam, também recebeu, entre os anos de 1950 e 1970, um fluxo significativo de imigrantes italianos que se estabeleceram nos municípios baianos de Boa União, Itiruçu, Jaguaquara e, em especial, Rio Seco, durante o governo de Octávio Mangueira. Nessas localidades, ainda hoje é possível verificar uma forte presença italiana. No entanto, seja pela ineficiência ou inexistência de políticas públicas linguísticas, o ensino do idioma italiano não ocupa um espaço relevante no ensino básico dessas cidades. Este artigo tem, portanto, o propósito de refletir sobre a ausência desse idioma no ensino básico, uma vez que a inclusão de uma língua no currículo escolar deve, a princípio, levar em consideração os fatores relativos às comunidades locais.

Biografia do Autor

  • Alessandra Caramori, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

    É Professora Adjunta de Língua e Literatura Italianas na Universidade Federal da Bahia (UFBA) desde 2009. É graduada em Letras (português e italiano) e, após o Mestrado em Língua e Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo (USP), concluiu um Doutorado em Linguística na mesma universidade. Esteve em 2013 em estágio Pós-Doutoral (bolsa CAPES) na Accademia della Crusca em Florença, Itália para realizar uma pesquisa em Lexicografia, com foco específico no fazer lexicográfico. É orientadora pedagógica de língua italiana no NUPEL (Núcleo Permanente de Extensão em Letras) da UFBA. Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa "Curta o dicionário" que visa à elaboração de um dicionário de expressões idiomáticas, em italiano e em português, extraídas de curta metragens cinematográficos italianos.

  • Cristiane Landulfo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia

    É Professora Adjunta de Língua e Literatura Italianas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui interesse especial nas seguintes áreas e temas: formação de professores de línguas, educação linguística, pluralidade linguístico-cultural do italiano, políticas linguísticas, crenças no ensino de língua estrangeira, abordagens críticas ao ensino de italiano. É membro do grupo de pesquisa Educação, Linguagem e Interculturalidade.

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Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Caramori, A., & Landulfo, C. (2016). Políticas linguísticas e ensino do italiano: o caso da imigração italiana na Bahia. Revista De Italianística, 32, 4-15. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i32p4-15