Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

A apresentação dos manuscritos deve seguir as recomendações citadas a seguir. A revista Imaginário tem como base, para apresentação das citações no texto e referências bibliográficas, normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT - NBR 6023/2000).

Apresentação gráfica/endereço para entrega

Os textos originais deverão ser encaminhados em uma (1) via digitada em espaço 1,5, fonte times new roman, tamanho 12, e uma via em disquete (word 6.0 ou Rich Text Format) para o seguinte endereço:

Instituto de Psicologia - USP
Laboratório de Estudos do Imaginário - LABI
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, bloco 17, sala 18
CEP 05508-900 - Cidade Universitária - São Paulo _ SP

Os manuscritos devem ter a seguinte ordem:

• Folha de Rosto:

• Título em Português e em Inglês
• Título abreviado para cabeçalho
• Nome de cada um dos autores, seguido por afiliação institucional de cada um
• Endereço completo do(s) autor(es) para correspondência, incluindo CEP, telefone, fax e e-mail

• O texto inteiro deve ser digitado em uma única fonte (Times New Roman).

• Não utilizar sublinhado ou itálico para títulos e seções.

 Não utilizar caixa alta (todas as letras em maiúscula) para títulos, seções e ênfases.

• Para dar ênfase ou destaque, utilize o itálico, nunca sublinhado ou negrito.

• Assinalar o parágrafo com um único toque de tabulação.

• As notas de rodapé devem ser indicadas por algarismos arábicos e listadas no fim do texto, com o título de “Notas”.

Resumo/palavras-chave e abstract/key words

Os artigos devem ser acompanhados de resumo de, no mínimo, 100 palavras e, no máximo, 200 palavras, em português e em inglês (abstract), palavras-chave em português e inglês (key words). O resumo deverá informar o objetivo, o método de análise, o referencial teórico e a conclusão.

Referências bibliográficas

As referências bibliográficas, com todas e apenas as obras citadas no texto, devem constar no fim do trabalho, seguindo a norma da ABNT NBR 6023/2000. Exemplos:

VESCHI, Jorge Luiz. Nas espumas do tempo. Rio de Janeiro: Butiá, 1996.

BRAIT, Beth. As vozes bakhtinianas e o diálogo inconcluso. In: BARROS, Diana Luz Pessoa de & FIORIN, José Luiz (orgs.). Dialogismo, polifonia, intertextualidade. São Paulo: Edusp, 1999. p. 11-27.

Citações

Devem aparecer no corpo do texto, conforme normas da ABNT:

• Citações com até três linhas, no corpo do texto, entre aspas, seguidas pela referência, no sistema autor, data, página, entre parênteses. (SOUZA, 2004: 37)

• Citações com mais de três linhas, em novo parágrafo com recuo de 4 cm, espaço simples, tamanho de letra um ponto menor, sem itálico, seguidas pela referência, no sistema
autor, data, página, entre parênteses.
Usar o sobrenome do autor em caixa alta, somente no final de citações que estiverem entre aspas e dentro de parênteses.
Isso equivale dizer que, no texto, quando aparecer citações de autores, devem ser escritos somente com iniciais maiúsculas.
Ex.: Conforme Souza (2004), ...
Empregar itálico somente para títulos de obras.

Ilustrações/gráficos/fotografias/desenhos

Devem conter título conciso e devem ser mencionados nos pontos exatos de suas apresentações. Seus arquivos originais devem ser enviados separadamente. As fotografias devem oferecer boa resolução.

A comissão editorial se reserva o direito de introduzir correções gramaticais e de erros de digitação com o objetivo de manter a homogeneidade e a qualidade da publicação, mantendo o estilo e as idéias do(s) autor(es).

Os manuscritos e imagens recebidos pela revista serão apreciados por pesquisadores qualificados e submetidos a aprovação do Conselho Editorial. Caso seja necessário, os originais serão enviados a consultores ad hoc.

Os relatores de parecer não terão conhecimento da identidade dos autores ou de sua afiliação institucional, assim como os autores não terão informações a respeito da identidade dos relatores.

Os autores serão avisados sobre a aceitação, a necessidade de modificações ou a recusa do original.

O Conselho Editorial informará os autores o mais rápido possível sobre o parecer final e a possível data de publicação.

Os originais e as cópias dos trabalhos enviados não serão devolvidos. Por esse motivo, recomenda-se, aos autores, guardar cópias de seus textos.

Todos os autores receberão exemplar do número da revista em que seu artigo foi publicado.

O direito autoral dos artigos publicados não está sendo cedido à Revista Imaginário, e, portanto, pertence aos seus autores. Caso esses artigos venham a ser publicados em outros veículos, recomenda-se que a primeira publicação no Imaginário seja mencionada.

A Revista não se responsabiliza pelo conteúdo dos artigos, assumindo o autor total responsabilidade quanto à propriedade intelectual e pelas informações veiculadas nos mesmos.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.