Chemical Risk: Criação de um Jogo Didático para o Ensino de Biossegurança

Autores

  • Cristina Northfleet de Albuquerque Universidade de São Paulo. Faculdade de Ciências Farmacêuticas
  • Luiz Fernando de Souza
  • Wilker Alves de Moura
  • Daniel Martins da Silva Oliveira
  • Gledson Kleiton da Silva
  • Alvaro Gabriele Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v1i2p69-74

Palavras-chave:

Riscos Químicos, Aprendizagem, Biossegurança, Jogo Digital, Educação

Resumo

O Chemical Risk é um projeto didático que visa a demonstrar a utilização de jogos na educação por meio do desenvolvimento de um jogo digital, cujo objetivo primeiro é a fixação dos principais conceitos de Biossegurança. Tal proposta promove uma reflexão sobre o modelo de ensino tradicional e propõe um novo conceito que se alia à evolução tecnológica, sugerindo, assim, novas formas de transmissão de conhecimento. A fim de proporcionar aos jogadores uma prática para aprender a respeito dos conceitos de Biossegurança, este projeto trata justamente da familiarização do aluno com tais conceitos, uma vez que irá permitir a simulação de um acidente químico em um ambiente laboratorial, dando ao graduando a possibilidade de aplicar e consolidar os conceitos que aprendeu em sala de aula. Como base bibliográfica, o presente projeto buscou referências em livros acadêmicos, portais on-line e artigos sobre o uso de métodos lúdicos na educação e a aprendizagem mediante jogos de computador

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Biografia do Autor

  • Luiz Fernando de Souza
    Curso de Design de Games da Fatec Carapicuíba
  • Wilker Alves de Moura
    Curso de Design de Games da Fatec Carapicuíba
  • Daniel Martins da Silva Oliveira
    Curso de Design de Games da Fatec Carapicuíba
  • Gledson Kleiton da Silva
    Curso de Design de Games da Fatec Carapicuíba
  • Alvaro Gabriele Rodrigues
    Curso de Design de Games da Fatec Carapicuíba

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Publicado

2016-11-21

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Chemical Risk: Criação de um Jogo Didático para o Ensino de Biossegurança. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 69–74, 2016. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v1i2p69-74. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123121.. Acesso em: 28 mar. 2024.