A Supervisão de Estágio da Licenciatura no IB-USP: Ensino por Investigação e Pesquisa

Autores

  • Maria Elice Brzezinski Prestes Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências
  • Rosana Louro Ferreira Silva Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências
  • Daniela Lopes Scarpa Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i1p137-141

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Ensino por Investigação, Estágio com Pesquisa

Resumo

A habilitação em licenciatura do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da USP tem passado por constante aprimoramento desde que implantada a nova estrutura curricular em 2007, em resposta à adequação ao Programa de Formação de Professores da USP de 2004. Dentre as principais ações implementadas, destacam-se as atuais disciplinas relacionadas à supervisão das cem horas de estágio nas escolas-campo a cargo do IB-USP. Foram criadas duas disciplinas, Estágio Supervisionado em Ensino de Biologia e Estágio com Pesquisa em Ensino de Biologia, permitindo não apenas a efetiva realização do total de horas nas escolas-campo de estágio, como, mais especialmente, o desenvolvimento e a implementação de práticas de intervenção baseadas no ensino por investigação, bem como de práticas de intervenção acompanhadas de um exercício de pesquisa na área de educação científica. As iniciativas têm resultado em cumprimento bastante satisfatório dos objetivos previstos do processo de ensino-aprendizagem dos alunos

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Publicado

2017-04-05

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

PRESTES, Maria Elice Brzezinski; SILVA, Rosana Louro Ferreira; SCARPA, Daniela Lopes. A Supervisão de Estágio da Licenciatura no IB-USP: Ensino por Investigação e Pesquisa. Revista de Graduação USP, São Paulo, Brasil, v. 2, n. 1, p. 137–141, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i1p137-141. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/129486.. Acesso em: 20 abr. 2024.