Experiências Obtidas com o Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação da USP na Área de Eficiência Energética

Autores

  • Fernando de Lima Caneppele Departamento de Engenharia de Biossistemas, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo
  • José Antonio Rabi Departamento de Engenharia de Biossistemas, Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p99-105

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem, Conservação de Energia, Ensino-Vivência.

Resumo

Na universidade a docência e a aprendizagem só serão significativas se forem sustentadas por uma permanente atividade de construção do conhecimento. O aluno consegue aprender significativamente se tal processo se der como construção do conhecimento. Incorporar temas relacionados à eficiência energética nos currículos dos cursos de graduação é importante por fatores como as necessidades do mercado de trabalho e também pela criação de uma cultura de combate ao desperdício dos recursos energéticos. O presente relato mostra alguns dos resultados do projeto Aplicação dos Conceitos de Auditoria Energética no Campus da USP de Pirassununga, apoiado pelo Programa Ensinar com Pesquisa nos editais 2014 e 2015. A participação do aluno nesse projeto (e nessa área temática) teve como objetivo vivenciar na prática, bem como aprofundar em campo, conceitos desenvolvidos nas disciplinas relacionadas à energia elétrica e à eficiência energética dos cursos de Engenharia de Biossistemas e de Engenharia de Alimentos oferecidos na FZEA-USP. A meta supracitada foi atingida, visto que os discentes bolsistas aprofundaram seus conhecimentos na área de eficiência energética, ao passo que os alunos de graduação desfrutaram de aulas mais atrativas sobre esse tema, uma vez que os conceitos desenvolvidos faziam parte do seu cotidiano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Experiências Obtidas com o Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação da USP na Área de Eficiência Energética. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 99–105, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p99-105. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/125297.. Acesso em: 29 mar. 2024.