O Ciclo Pedagógico e o Aprendizado em Campo de Prática Profissional: Ação e Reflexão na Escola Pública

Autores

  • Luciane Sá de Andrade Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Marta Angélica Iossi Silva Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p133-136

Palavras-chave:

Enfermagem, Educação Básica, Formação de Professor, Promoção da Saúde.

Resumo

Este relato tem por objetivo apresentar a experiência de um grupo de docentes que desenvolvem a iniciativa “Ciclo Pedagógico” em uma disciplina no curso de bacharelado e licenciatura em Enfermagem da EERP-USP, a qual tem por base a articulação da formação com o mundo do trabalho, de acordo com um referencial pedagógico histórico-crítico. Essa metodologia se estrutura no princípio de identificação da prática social, problematização dela, apropriação de conhecimentos e transformação social. Compõe-se de cinco momentos: a) inserção na realidade; b) síntese provisória; c) busca de informações/conhecimentos; d) nova síntese; e) avaliação. Essas etapas são registradas pelos estudantes, num relato crítico-reflexivo, inserido na plataforma Stoa-USP. Inverte-se o direcionamento da ação pedagógica: ao invés de o aluno estudar conteúdos previamente estabelecidos dentro da sala de aula na universidade e depois ir ao campo de prática, as questões de aprendizagem são construídas a partir das vivências na realidade, colocando o estudante de graduação numa posição ativa em relação à reflexão e à construção de seu conhecimento. Considera-se que tal estratégia permite ao aluno de graduação desenvolver competências imprescindíveis para sua formação enquanto enfermeiro licenciado no contexto da Educação Básica e destaca que o papel do docente, em todo o processo, na condução das discussões e na articulação dos fatos trazidos pelos estudantes com os objetivos da disciplina, é fundamental para que a experiência no campo de prática se reverta efetivamente em aprendizado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

O Ciclo Pedagógico e o Aprendizado em Campo de Prática Profissional: Ação e Reflexão na Escola Pública. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 133–136, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p133-136. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/124084.. Acesso em: 28 mar. 2024.