Projeto Inovação na Produção do Cuidado em Saúde Bucal

Autores

  • Simone Rennó Junqueira Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Graciela Soares Fonsêca Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó
  • Fernando Silveira Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Marlívia Gonçalves de Carvalho Watanabe Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo
  • Carlos Botazzo Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v2i2p149-156

Palavras-chave:

Saúde Bucal, Educação Superior, Serviços de Saúde, Integralidade em Saúde.

Resumo

A inovação na promoção do cuidado em saúde bucal se pautou pela implementação da clínica ampliada de saúde bucal voltada à atenção primária à saúde (APS), na perspectiva da integralidade. Trata-se de um projeto multicêntrico, desenvolvido em Unidades de Saúde (US), com o objetivo de compreender o espaço dessa clínica como locus pedagógico, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Política Nacional de Saúde Bucal. Este trabalho traz a experiência em São Paulo e em Ribeirão Preto, onde foram inseridos estudantes da Universidade de São Paulo que percorreram as duas fases do projeto: a observação participante do trabalho nas US e a atividade experimental de clínica ampliada. Para investigar o sentido que alunos e preceptores atribuíram a essa vivência, optou-se por um estudo qualitativo, com entrevistas, diários de campo e portfólio que subsidiaram a interpretação dos resultados, à luz do saber da experiência. Os relatos tratam do acontecimento “a experiência da clínica ampliada no processo formativo com sua consequente produção do cuidado”. Buscaram-se os elementos pedagógicos constituintes do processo de ensino-aprendizagem concernentes aos fatos narrados, já que os estudantes por si demonstraram sensibilidade para a seleção destes e sua pertinência quanto à intencionalidade pedagógica para a produção de conhecimento e a prática reflexiva, autônoma e responsável. Os alunos se familiarizaram com rotinas, propiciando a constituição de novas possibilidades práticas, outras percepções, linguagens, interesses e formas de organização (principalmente em relação à estrutura acadêmica). Reconheceram que os serviços da APS estão abertos aos conflitos e às contradições da vida em sociedade, sentindo a complexidade de que a própria APS e a instituição de ensino são dotadas.

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Publicado

2017-07-04

Edição

Seção

Relatos

Como Citar

Projeto Inovação na Produção do Cuidado em Saúde Bucal. Revista de Graduação USP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 149–156, 2017. DOI: 10.11606/issn.2525-376X.v2i2p149-156. Disponível em: https://revistas.usp.br/gradmais/article/view/123930.. Acesso em: 29 mar. 2024.